Boas práticas para Repensar, Recusar, Reduzir, Reutilizar e Reciclar de forma divertida e sustentável
Promovidas pelos Serviços Municipalizados de Setúbal (SMS), as Oficinas – Vamos carregar nos eRRRRRes: Repensar, Recusar, Reduzir, Reutilizar e Reciclar, nas quatro sessões já realizadas, contaram com a participação de mais de uma centena de crianças e respectivas famílias. Realizadas no Mercado de Natal, em parceria com a associação The K-Evolution, nesta iniciativa as crianças aprenderam a fazer velas a partir de velas usadas, reutilizaram t-shirts velhas para fazer enfeites de Natal e transformaram meias usadas em panos.
No passado sábado, na oficina “de resíduo a sabão”, as crianças aprenderam a produzir sabão a partir de óleos alimentares usados e, no domingo, tiveram como tema “lixo ou luxo?” e criaram objectos úteis e criativos, a partir de objectos obsoletos, como pequenos pedaços de madeira e outros materiais descartados.
Nos próximos fins-de-semana, das 15h00 às 18h00, na Tenda dos SMS, continua a animação e a aprendizagem, sempre de mãos dadas, em prol do ambiente.
Assim, a 14 de Dezembro, a proposta é criar “Saquinhos de Cheiro com Plantas Secas”, uma actividade que proporciona uma “experiência prática e divertida, onde os cidadãos aprendem sobre reciclagem, criatividade e conexão com a natureza, além de levarem para casa um produto que podem usar e apreciar”, explica nota de Imprensa dos SMS.
No dia seguinte, domingo, o tema é “Cascas a Snack”. Um workshop que, mais de que uma aula prática, é “um convite para uma mudança de perspectiva e de hábitos, incentivando cada pessoa a valorizar e reaproveitar aquilo que, muitas vezes, é considerado um resíduo. Além de reforçar a importância da sustentabilidade e da redução de desperdício, utilização de plantas naturais e reutilização de têxteis”.
A 21 de Dezembro, a actividade “De Daninha a Pomada” pega em plantas e infusões para levar as crianças a descobrirem diferentes plantas aromáticas, aprender sobre os seus benefícios e preparar infusões naturais, explorando sabores e cheiros de forma divertida e educativa. Terminando com a elaboração de uma saqueta reutilizável.
“Macramé de Inverno” é a proposta para 22 de Dezembro, numa oficina que sugere criar nós e padrões com restos de fios coloridos, criando imagens alusivas ao quadro festivo enquanto desenvolvem habilidades motoras e exploram a sua criatividade.
Entretanto, todos os dias no Mercado de Natal vai ser possível desvendar o “Mistério dos rótulos”, onde é ensinado como ler os rótulos de bens alimentares. No final, as famílias são desafiadas para uma divertida missão de empacotamento.
Haverá ainda a iniciativa “Missão Sustentável” permitindo que, em família, sejam exploradas práticas sustentáveis, como reciclagem, compostagem e economia de recursos, descobrindo formas simples e divertidas de cuidar do planeta no dia a dia através de um jogo onde prometemos risos e gargalhadas.
Segundo o SMS, estas várias oficinas “proporcionam um espaço onde se trabalha, sempre de forma lúdica, temas como a reciclagem, a reutilização de materiais e a redução do desperdício, numa aproximação à economia circular”.
Trata-se de mostrar às crianças e aos adultos que os acompanham que “é possível fazer algo novo, interessante e útil a partir de materiais que, de outra forma, seriam descartados”. Os SMS contribuem, assim, para o “aumento da literacia ambiental, ao reforçar a educação para a preservação dos recursos e a redução da produção de resíduos”.