14 Junho 2024, Sexta-feira

- PUB -
Município de Almada lidera ranking de maior número de reclamações em 2022

Município de Almada lidera ranking de maior número de reclamações em 2022

Município de Almada lidera ranking de maior número de reclamações em 2022

Já Alcochete é a segunda autarquia que melhor responde aos problemas, com o Montijo no fundo da tabela

 

A Câmara Municipal de Almada, juntamente com as autarquias de Lisboa, Vila Nova de Gaia, Loures e Oeiras, lidera o ranking de maior número de reclamações, de acordo com os dados divulgados pelo Portal da Queixa.

- PUB -

O município almadense destacou-se pela subida anual de reclamações, com mais 241%, assim como a Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, mais 550%, e Viana do Castelo, que registou uma subida de 116%. As reclamações dos munícipes dirigidas às autarquias ultrapassaram as duas mil em 2022, mais 5% do que no ano anterior, sendo os principais motivos licenciamentos, ambiente e infra-estruturas, informa a plataforma dirigida aos consumidores em comunicado.

Os licenciamentos foram o principal motivo de reclamação dos munícipes, com um total de 581 queixas em 2022, seguindo-se ambiente, com 448, e infra-estruturas, com 428. As câmaras municipais de Almada, Lisboa, Vila Nova de Gaia, Loures e Oeiras lideram a lista das queixas recebidas entre 1 de Janeiro e 15 de Fevereiro.

Alcochete entre as melhores na resolução de problemas

- PUB -

A edilidade de Alcochete é a segunda autarquia que melhor responde aos problemas identificados, com 81,2 pontos, em 100, numa lista liderada pelo município da Nazaré, com um índice de satisfação de 91 pontos, sendo que Lagos ocupa o terceiro posto, com 74,6 pontos. Desempenho oposto tem a Câmara Municipal do Montijo, com um índice de satisfação a rondar os 10 pontos, juntamente com as autarquias de Seia, Covilhã e Fafe. O Portal da Queixa sublinha que estes “indicadores espelham a falta de resolução por parte das entidades”.

No fim da tabela, com menos queixas registadas no ano passado, figuram as autarquias de Albufeira, Vila Franca de Xira, Viana do Castelo, Póvoa de Varzim e Évora, indicou a plataforma, em comunicado. A Câmara Municipal do Porto foi a que registou a maior descida no número de queixas em 2022, com menos 55%, seguida de Sintra (menos 50%) e Valongo (menos 31%). A insatisfação dos munícipes aumentou no início deste ano, com o número de queixas a atingir quase 300 até quarta-feira, mais 49% do que no período homólogo de 2022, referiu o portal.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -