De 2 a 4 de Agosto realiza-se a segunda edição das grandes festas do bairro. Uma iniciativa que parece ter criado raízes
O Bairro do Areias, no Montijo, vai estar em festa de 2 a 4 de Agosto. Promovidas pelas associação de moradores, as festas populares vão este ano para a 2.º edição com um programa alargado. “As festas no bairro já se realizavam há 19 anos, mas tinham uma dimensão pequena. Há três anos criámos a Associação de Moradores do Bairro do Areias e, o ano passado, fizemos a primeira grande festa”, diz Miguel Reis, presidente da associação.
E este ano “vão ainda ser maiores”, garante. Mais concertos, mais feirantes, mais stands, o novo Palco Vara Larga com DJ, e também mais largadas de toiros, aliás a própria área das festas, no Campo Municipal do Areias foi alargada. Este ano vai ainda realizar-se, no domingo, a procissão em honra de Nossa Senhora de Fátima e três Pastorinhos, que sai da igreja do Bairro do Areias e termina no largo das festas.
“O ano passado, tanto moradores como comerciantes e autarquias não acreditaram muito na dinâmica que estas festas iam conseguir, mas depois de terem visto, insistiram para que se repetisse em 2024”, conta Miguel Reis.
Obrigada a um investimento na ordem dos 30 mil euros, a associação recebe da parte da Junta de Freguesia da União de Freguesias do Montijo e Afonsoeiro e da Câmara Municipal do Montijo 5 mil euros. “A restante parte é conseguida com iniciativas da Associação de Moradores do Bairro do Areias, e donativos”, diz o seu presidente.
Com três concertos, o primeiro dia das festas vai ter no Palco Principal os Ciganos de Ouro. A três de Agosto, o mesmo palco recebe Ivo Lucas e no Domingo os Compis Del Cante C/ Big Band.
Além de música, dança, e actuação das Sevilhanas do Aposento do Barrete Verde de Alcochete, no primeiro dia das festas, às 19h00, há uma largada de toiros, no segundo dia são duas, às 19h00 e 1h30. No último dia das festas não há toiros mas muita animação que começa logo pela manhã e termina às 23h30 com fogo-de-artifício.