Ministro vai abrir encontro da S.Energia na Biblioteca Bento de Jesus Caraça na Moita

Ministro vai abrir encontro da S.Energia na Biblioteca Bento de Jesus Caraça na Moita

Ministro vai abrir encontro da S.Energia na Biblioteca Bento de Jesus Caraça na Moita

“Descarbonização no setor dos transportes” é o tema da iniciativa que está agendada para dia 29 e vai juntar representantes de várias entidades

O ministro das Infraestruturas e Habitação, Miguel Pinto Luz, vai abrir o encontro sobre “Descarbonização no setor dos transportes”, organizado pela S.Energia em parceria com a Câmara Municipal da Moita. A iniciativa vai decorrer na manhã da próxima terça-feira, 29, no auditório da Biblioteca Bento de Jesus Caraça, na Moita.

– PUB –

Além de Miguel Pinto Luz, a sessão de abertura, que está agendada para as 9h15, vai contar também com a participação de Carlos Albino, presidente da Câmara da Moita.

De acordo com o programa do evento, segue-se, pelas 10h00, a intervenção de Hélder Rodrigues, coordenador na Direção de Sustentabilidade e Mobilidade da ADENE – Agência para a Energia. O responsável vai abordar “o desafio da mobilidade sustentável em Portugal”.

A partir das 10h20 será a vez de Hália Oliveira, administradora da E-Redes, se debruçar sobre “o papel da rede de distribuição nos desafios da mobilidade elétrica e da descarbonização”, seguindo-se uma pausa para café.

– PUB –

O evento prossegue pelas 11h00 com o painel “Fronteira da Operação: Desafios e Lições”, que contará com intervenções de Frederico Rosa, na qualidade de presidente do Conselho de Administração dos Serviços Municipalizados de Transportes Coletivos do Barreiro (SMTCB), Fernando Epifânio, administrador da TST (Transportes Sul do Tejo), Rui Ribeiro Rei, presidente do Conselho de Administração da Transtejo Soflusa, e Fernando Esteves, administrador da Alsa Todi.

Segue-se, pelas 11h40, uma mesa-redonda, subordinada ao tema “Sinergias e Desbloqueios”, que contará com a participação dos representantes dos SMTCB, TST, Transtejo Soflusa, Alsa Todi e também do diretor do Departamento de Estudos e Planeamento da Transportes Metropolitanos de Lisboa, Sérgio Pinheiro.

A sessão de encerramento está prevista para as 12h30, com a intervenção de Rui Pedro Pereira, presidente do Conselho de Administração da S.Energia.

– PUB –

A iniciativa integra-se no ciclo “Encontros com Energia” e enquadra-se na Semana Europeia da Mobilidade Sustentável 2026.

Segundo a S.Energia, esta edição visa debater, com representantes de entidades públicas, privadas e sociedade civil, “caminhos e soluções concretas para a mobilidade sustentável”. Durante a mesa-redonda serão partilhadas experiências e estratégias de futuro para a transição energética no setor dos transportes.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -

Apoie O SETUBALENSE e o Jornalismo rumo a um futuro mais sustentado

Assine o jornal ou compre conteúdos avulsos. Oferecemos os seus primeiros 3 euros para gastar!

Quer receber aviso de novas notícias? Sim Não