Com o lema “Dar voz à cultura local”, a segunda edição do Seixal vai passar pelas seis freguesias do concelho
O Seixal Cultural 2023 começa já na sexta-feira, 5 de Maio, em mais uma edição que vai percorrer todo o concelho numa programação que se estende até 21 de Maio. Organizado entre a Câmara do Seixal e movimento associativo do concelho, o público, sempre com entrada gratuita, vai ter acesso a várias propostas desde a música, teatro, artes visuais, dança, literatura, workshops e exposições.
Com o lema “Dar voz à cultura local”, a segunda edição do Seixal vai passar pelas seis freguesias do concelho – incluindo as agregadas: Seixal, Arrentela e Aldeia de Paio Pires – com a participação de 45 associações e agentes culturais, com 83 actividades em 29 espaços municipais, e zonas públicas e nas sedes das associações das freguesias.
Segundo o presidente da Câmara Municipal do Seixal, o principal objectivo desta programação é “dar voz à cultura local, procurando mostrar ao público o que de melhor se faz, no concelho, ao nível das artes e das várias formas de expressão artística”.
Vinca ainda Paulo Silva que o Seixal é “rico na sua diversidade cultural”, e o Seixal Cultural “vem dar destaque ao trabalho que é desenvolvido diariamente, evidenciando o papel activo das colectividades, associações e agentes culturais como estruturas determinantes da cultura e da identidade deste município”.
A abrir esta edição a 5 de Maio, a Sociedade Filarmónica Democrática Timbre Seixalense proporciona, às 19h15, a peça de teatro “A Serpente”, pelo Grupo de Teatro Grilo. A mesma associação, pelas 18h30 recebe a inauguração da exposição de pintura de Erika Jamece, organizada pela Associação Apoio às Comunidades dos Países de Língua Oficial Portuguesa.
A dança vai estar na Sociedade Filarmónica União Arrentelense, às 21h30, com o espectáculo “Home”, da Companhia de Dança Reticências.
Na freguesia de Corroios, o Seixal Cultural começa dia 6 com programação das 15h00 às 20h00 na Alameda 25 de Abril, no Miratejo, com várias actividades desde a música a poesia, dança, mostra de artesanato e worshops.
Em Fernão Fero as actividades estão marcadas para 13 de Maio, das 15h00 às 20h00, no Largo frente à Associação de Moradores dos Redondos, com um programa que envolve música juvenil e tradicional, além de mostra de artesanato.
Em Amora, a 20 de Maio, das 15h00 às 20h00, no Parque das Galeguinhas, a proposta é um dia de muita música com a participação de vários grupos.
Na União de Freguesias do Seixal, Arrentela e Aldeia de Paio Pires a festa é a 21 de Maio, das 15h00 às 18h00 e pode-se assistir à actuação de grupos musicais e ranchos, mas como em todas as freguesias do concelho, há muito e muito mais.