Moagem de Sampaio recebe este fim-de-semana mais uma mostra do seu fruto tradicional assim como a doçaria e o pão caseiro
A 12.ª Mostra de Maçã Camoesa, Doçaria e Pão, que se realiza na Moagem de Sampaio, vai decorrer já este fim-de-semana, 12 e 13 de Outubro e é mais uma oportunidade para os apreciadores adquirirem este fruto original de Sesimbra, e não só, também para quem não dispensa a farinha torrada, tamarinhas e pão cozido no forno a lenha.
Mais concretamente, a Maça Camoesa ou Férrea da Azóia, é típica da zona do Cabo Espichel, onde beneficia um microclima muito próprio com terrenos argilosos e ricos em ferro lhe conferem propriedades únicas. Como características, este fruto apresenta polpa ácida de cor branca e casca amarela com uma mancha vermelha na zona onde incide o sol.
Além deste fruto, a mostra vai levar ao público a doçaria tradicional do concelho de Sesimbra e o pão caseiro, produto muito apreciado, e cuja textura, frescura e sabor atraem gente de vários pontos da região.
“A mostra é uma oportunidade única para os produtores locais partilharem com o público as especificidades da sua produção e as características singulares destes produtos, que passaram de geração em geração e que fazem parte da história do concelho. Este ano, a novidade do programa é o concurso Uma Maçã de Peso, que vai premiar o maior exemplar”, refere a Câmara de Sesimbra em nota de Imprensa.
O certame inclui ainda artesanato, street food e animação, e prolonga-se até 21 de Outubro, para assinalar o Dia Mundial da Alimentação, o Dia Mundial do Pão e o Dia Internacional da Maçã.
A 12.ª Mostra de Maçã Camoesa, Doçaria e Pão é promovida pela Câmara Municipal de Sesimbra, pela Junta de Freguesia do Castelo, pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo e pela Associação de Desenvolvimento Regional da Península de Setúbal.