Evento organizado pelos Amigos da Paróquia de S. Sebastião tem inscrições disponíveis através do contacto da secretaria
Está marcado para este domingo um Concerto de Outono, que tem lugar na Igreja de São Sebastião, e que vai trazer à cidade de Setúbal o organista de órgão de tubos António Duarte, e, a cantora lírica soprano Ana Paula Russo.
O evento, organizado pelos Amigos da Paróquia de S. Sebastião, é o segundo deste ano e está enquadrado no âmbito do Ciclo de Órgão, uma iniciativa que já se vem realizando há quatro anos.
A ‘estrela’ do espectáculo é o órgão ibérico do século XVIII, que está naquela igreja, “uma peça de grande valor que necessita também que funcione” e que se procura que seja usado em “algum programa diferenciado do que acontece na cidade de Setúbal”. As palavras são de António e Isabel Melo, que pertencem ao grupo de amigos, que já existe há sete anos, e que organiza “actividades culturais que visam a angariação de fundos para a recuperação do património da Igreja”.
No domingo, a tocar o órgão, estará António Duarte que conta com vários cursos de órgão e que tem percorrido países como Espanha, França, Japão e Estados Unidos da América em concertos, locais por onde também vai orientando seminários sobre Música Antiga Portuguesa para Órgão. Acumula a função de professor de órgão na Escola de Música do Conservatório Nacional e na Escola de Música de Nossa Senhora do Cabo de Linda-a-Velha com a direcção artística do Festival Internacional do Órgão de Lisboa. É também organista na Basílica da Estrela, em Lisboa.
A acompanhá-lo vai estar a cantora lírica soprano, Ana Paula Russo, cujo percurso profissional tem sido muito pautado pela ópera e música cénica. É agora professora de Canto da Escola de Música do Conservatório Nacional de Lisboa e já participou em programas da Antena 2, como o “Despertar dos Músicos”, “Acordar a Dois”, “Amanhecer” e “Noite de Ópera”. 2. Como autora foi responsável pelo programa “Cantabile” e, no presente, pelo “EmCanto”.
Peças de Antonio Vivaldi, Carlos Seixas, Giacomo Puccini João Rodrigues Esteves ou Gabriel Fauré são algumas das promessas para o concerto que está marcado para as 16 horas. Para assistir pode contactar a secretaria da Igreja (265523051) sendo que o espectáculo tem um donativo sugerido de 15 euros.
Grupo quer que concertos dêem lugar a festival internacional
Há quatro anos que a Paróquia de S. Sebastião organiza entre dois e três concertos por ano. Para estes, têm vindo grandes organistas nacionais, mas a intenção do grupo é expandir os concertos para um festival, que deverá ser além-fronteiras.
“O nosso objectivo é passar a fazer do ciclo de órgão de tubos um festival internacional. O nosso objectivo é trazer também organistas internacionais, nós já trazemos os melhores organistas nacionais, o passo seguinte, e estamos neste momento a trabalhar com algumas entidades, no sentido de criar um Festival Internacional de Órgão turbo para o município”, explicam a O SETUBALENSE.
Para já estão a ser dados os primeiros passos neste sentido mas, enquanto os concertos se realizam em Setúbal a adesão tem sido bastante e por parte de vários públicos. “Em Setúbal não é muito frequente encontrar-se já um órgão de tubos a funcionar e as pessoas têm tido bastante adesão desde o princípio, tanto mais que já as pessoas nos procuram de fora a questionar quando é que vai ser o próximo concerto para reservarem as entradas e para virem”.