O alerta foi dado por um pescador, em seguida elementos da GNR verificavam que se tratava de um golfinho, e iniciaram uma operação de salvamento que duas horas depois restituía o cetáceo ao mar
Um golfinho Riscado, (Stenella coeruleoalba), foi ontem resgatado na praia da Raposa, em Grândola, por elementos do Comando Territorial de Setúbal, através do Núcleo de Proteção Ambiental de Grândola.
A operação de salvamento veio em sequência de um alerta dado por um pescador, que se referiu a um golfinho encalhado na praia. Perante isto, os militares deslocaram-se ao local e verificaram que era mesmo um golfinho que estava no areal.
“De imediato foram iniciadas manobras para tentar restituir o mamífero ao seu habitat natural, numa acção que durou cerca de duas horas, tendo culminado no retorno ao oceano”, refere comunicado da GNR.
Durante esta acção foi contactado o Porto de Abrigo – Centro de Reabilitação de Espécies Marinhas do Zoomarine, tendo estes “agilizado os procedimentos para um possível resgate, transporte e libertação do mamífero no seu habitat natural”.
Para esta operação foram activadas duas equipas do Instituto de Conservação da Natureza e Florestas de Alcácer do Sal e Setúbal, tendo sido estes desmobilizadas após o sucesso da restituição do golfinho ao oceano, no local onde tinha encalhado.