Festival Internacional de Papagaios volta a ‘pintar’ céu da Praia dos Moinhos em Alcochete

Festival Internacional de Papagaios volta a ‘pintar’ céu da Praia dos Moinhos em Alcochete

Festival Internacional de Papagaios volta a ‘pintar’ céu da Praia dos Moinhos em Alcochete

Além do espectáculo nos céus com papagaios e dança, há ateliers direccionados para as crianças

A Praia dos Moinhos, em Alcochete, recebe entre amanhã, 9 de Junho, e domingo dia 11, o Festival Internacional de Papagaios de Alcochete (FIPA). Trata-se da 19.ª edição de uma iniciativa já tradicional no concelho que “aproveita a localização privilegiada de Alcochete e que proporciona o ambiente ideal para a prática de desportos náuticos e de vento”, refere a autarquia em nota de Imprensa.

- PUB -

À semelhança de edições anteriores, o FIPA volta este ano a desafiar os visitantes a olharem para o céu da Praia dos Moinhos e assistirem a momentos de acrobacias executadas pelos vários artistas que participam na iniciativa.

“O ano passado, primeiro ano do festival após a pandemia, o público superou em número o que esperávamos; milhares de pessoas vieram assistir”, lembra Mariana Sobral, presidente da Associação Gil Teatro de Alcochete, que organiza o FIPA. “Este ano esperamos tantas ou mais pessoas”, acrescenta.

Esta sexta-feira, às 19h00, no Largo de São João, está marcada a cerimónia de abertura, com desfile de todas as equipas participantes e com a participação do grupo de percussão “Anau a Rufar”.

- PUB -

No sábado, pelas 10h00, tem início o primeiro dia do festival com voos de Papagaios Acrobáticos, por Edy Angelino vindo de Itália, e do mesmo país vem Erio Bascucci e Guilherme Linares para a demonstração de Papagaios Estáticos, nesta categoria participam ainda Derek Kuhn, do Reino Unido, Carlos Soares, de Portugal, e os Cabeça no Ar…te. G.

Para as crianças está marcada animação na praia com Ateliês de Papagaios. A sessão da manhã termina às 13h00, sendo que às 14h00 tem início o período da tarde com voos de Papagaios Acrobáticos e Papagaios Estáticos com a participação dos mesmos executantes de sábado. Mais uma vez estão programados ateliês de papagaios para crianças.

O período da tarde termina às 19h00 e, duas horas depois, o Palco do Vento recebe as Sevilhanas Rocieras de Alcochete, para meia-hora depois se realizar uma demonstração de voo nocturno com Papagaios Sincronizados, pela mão de Edy Angelino, ao som de Vangelies e uma sessão de contos temáticos por Paula Margato. “É um espectáculo surpresa criado para as crianças com contos relacionados com o mar, com a participação da Biblioteca de Alcochete”, adianta Mariana Sobral. O encerramento está marcado para as 22h00.

- PUB -

Para domingo, às 10h00, está programado o segundo dia do FIPA, mais uma vez com Papagaios Acrobáticos e Papagaios Estáticos, sempre com os mesmos participantes, e mais um atelier para as crianças. Às 13h00, termina a sessão.

Pelas 14h00 tem início o período da tarde com o mesmo tipo de demonstrações e animação na praia e mais ateliers. Às sete da tarde realiza-se a cerimónia de encerramento do FIPA junto ao Palco do Vento com os “Anau a Rufar”.

A realização do FIPA conta com verbas do Gil Teatro, da Câmara de Alcochete, patrocinadores, e ainda com o apoio da Biblioteca Municipal e da empresa Quinta do Moinho nas refeições.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -