20 Maio 2024, Segunda-feira

- PUB -
Festival de papagaios está de regresso ao céu da Praia dos Moinhos de Alcochete

Festival de papagaios está de regresso ao céu da Praia dos Moinhos de Alcochete

Festival de papagaios está de regresso ao céu da Praia dos Moinhos de Alcochete

A edição deste ano volta a contar com presenças estrageiras e tem como novidade vários concertos

Papagaios de mil e uma cores e feitios começam hoje, sexta-feira, a flutuar ao vento enchendo o céu da Praia dos Moinhos, em Alcochete, com vista para o rio Tejo. É o Festival Internacional de Papagaios de Alcochete (FIPA), que está de volta depois de dois anos de paragem forçada pela pandemia.

Organizado pelo GILTeatro, Associação Juvenil, o FIPA está a decorrer até domingo e, este ano, apresenta como novidade vários concertos. A 18.ª edição, tal como as anteriores, traz vários artistas convidados que vão actuar para entreter quem se dirigir à praia.

Adianta Mariana Sobral, presidente da associação organizadora, que estão confirmados participantes vindos da Alemanha, Espanha, Reino Unido, e Itália. Entre os portugueses, vai estar um representante de Peniche e outro de Lourosa, além dos artistas de Alcochete.

“Vai encher toda a Praia dos Moinhos com papagaios, com demonstrações durante o dia e também nocturnas”, diz a responsável. E quem quiser largar um papagaio, também o pode fazer, a única condição é estar fora do recinto onde decorrem as demonstrações.

Hoje, dia 8, às 18h00, acontece a recepção aos participantes do evento, seguido de um desfile de apresentação. A animação está por conta de Anau A Rufar que actua no Largo de São João.

Para as 10h00 de sábado, dia 9, está marcada a abertura do FIPA na Praia dos Moinhos, e meia-hora depois serão lançados os primeiros papagaios estáticos. Às 15h00, actuam as Sevilhanas Rocieras de Alcochete, grupo de dança sevilhana reconhecido e aclamado na vila. Às 18h00, canta a jovem Rita Fialho acompanhada de Martim Mendonça e Diogo Santos.

Por volta das 21h00, será feito o voo de papagaios nocturnos, que “fará brilhar o céu e o rio Tejo”, diz Mariana Sobral; e será a própria presidente da Associação Juvenil GILTeatro que vai concluir o dia com uma actuação em palco onde vai cantar acompanhada por Arthus Magno.

O domingo, último dia do Festival Internacional de Papagaios de Alcochete, abre com os Anau A Rufar, e às 10h30 os papagaios voltam a estar no ar para a actuação final de uma edição que termina às 18h30.

A GilTeatro, associação já com 25 anos, retoma assim um festival já com história em Alcochete, e não só, para o qual conta com o apoio da Câmara Municipal e Junta de Freguesia de Alcochete, além da Quinta Moinho da Praia – que vai servir as refeições -, do Pikolé Bar e da Entrelinhas que contribui com as camisolas para o evento.

 

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -