30 Junho 2024, Domingo

- PUB -
Faleceu Ruben de Carvalho, histórico comunista ligado à região

Faleceu Ruben de Carvalho, histórico comunista ligado à região

Faleceu Ruben de Carvalho, histórico comunista ligado à região

Jornalista e dirigente do PCP foi deputado por Setúbal e esteve sempre na organização da Festa do Avante!

 

O histórico dirigente do Partido Comunista Português (PCP) Ruben de Carvalho morreu esta terça-feira, informou fonte do PCP.

- PUB -

Ruben de Carvalho fazia parte da organização da Festa do Avante! desde o seu início, em 1976, e foi deputado eleito pelo circulo eleitoral do distrito de Setúbal.

A sua ligação à região passa também por inúmeras participações em iniciativas no distrito como, por exemplo, a da foto que ilustra a noticia; convidado da Junta de Freguesia do Feijó, em 2014, para uma tertúlia.

Ultimamente era responsável na Câmara Municipal de Lisboa pelo Roteiro do Antifascismo, membro do Comité Central do PCP

- PUB -

Jornalista de profissão, Rúben de Carvalho foi também chefe de redacção do semanário “Avante!”, órgão central do PCP, entre Abril de 1974 e 1995, chefe de redacção da revista “Vida Mundial” e redactor coordenador do jornal “O Século”.

Ruben de Carvalho foi membro das “comissões juvenis de apoio” à candidatura do General Humberto Delgado, chefe de gabinete do ministro Sem Pasta, Francisco Pereira de Moura, no I Governo Provisório após o 25 de Abril de 1974, deputado à Assembleia da República eleito pelo distrito de Setúbal e vereador na Câmara Municipal de Lisboa.

Tinha 74 anos e era o único membro no actual Comité Central do PCP que tinha estado preso nas cadeias da PIDE durante o Estado Novo.

- PUB -

Ruben de Carvalho manteve, na RDP1, o programa “Radicais Livres”, onde debatia temas de actualidade com Jaime Nogueira Pinto.

A Junta de Freguesia do Feijó e Laranjeiro, concelho de Almada, emitiu já uma nota de pesar.

Rúben de Carvalho participou em actividades promovidas pela Junta de Freguesia, com destaque para a primeira sessão do ciclo “Tertúlias às Quintas”, em 2014, que decorreu no Auditório do Edifício do Poder Local, no Feijó, com o tema ‘Música e Canção de Intervenção’, refere a nota publicada no site da Junta em que a autarquia apresenta condolências à família, amigos e ao PCP.

Lusa

A fotografia é da Junta de Freguesia do Feijó

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -