PS tem-se movimentado para conseguir que a presidência da Assembleia Municipal fique com Samuel Cruz
O novo elenco da Câmara e Assembleia Municipal do Seixal vai ser instalado no próximo dia 19, terça-feira. Os actos decorrerão no pavilhão do Portugal Cultura e Recreio, a partir das 21h00. Assim, Alfredo Monteiro, presidente da Assembleia Municipal cessante, convocou para “comparecerem naquele dia e hora os cidadãos e as cidadãs recentemente eleitos e eleitas” membros dos referidos órgãos, “de acordo com os mandatos que lhes couberam em cada lista”.
Lembre-se que a CDU saiu das eleições de 26 de Setembro com mais vereadores, ainda que não tenha recuperado a maioria absoluta, que vinha mantendo desde 1976, ano das primeiras eleições autárquicas, mas que perdeu no acto eleitoral de 2017.
Deste modo, a coligação apresentar-se-á na primeira reunião de Câmara, que deverá acontecer na tarde do dia seguinte, com 5 vereadores, a saber: Joaquim Santos, Joaquim Tavares, Maria João Macau, Paulo Silva e Bruno Santos; o Partido Socialista com 4: Eduardo Rodrigues, Miguel Feio, Elisabete Adrião e Nuno Moreira; o PSD com um: Bruno Vasconcelos; e o Chega igualmente com um: Henrique Freire.
O SETUBALENSE sabe que elementos do Partido Socialista se têm movimentado, principalmente, junto dos eleitos da nova Assembleia Municipal, no sentido de ficarem com a presidência da mesma. Se tal se vier a verificar, tudo indica que a indicação dos socialistas para o cargo recairá em Samuel Cruz.
Por outro lado, a CDU deverá oferecer pelouros a membros da oposição, como sempre o tem feito, mesmo quando em situação de maioria absoluta. Seja como for, as reuniões marcadas para o dia 19 dissiparão todas as dúvidas.