27 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioLocalAlmadaPrograma dedicado à Requalificação do Espaço Público de Almada já está em...

Programa dedicado à Requalificação do Espaço Público de Almada já está em marcha

Através da consulta à população, a autarquia pretende debater e definir um programa dirigido a vários sectores da vida local

- PUB -

Para promover e ampliar várias dinâmicas no concelho, a Câmara de Almada está a implementar um programa participativo dedicado à Requalificação do Espaço Público. Trata-se do programa “O Meu Bairro”, que arrancou ontem, dia 13, com a primeira sessão participativa a decorrer na Biblioteca Municipal Maria Lamas.

Com a implementação deste programa, a autarquia pretende a qualificação urbana e paisagística, impulsionar a mobilidade activa, a acessibilidade, o aumento de segurança e conforto urbano, a sustentabilidade, o acesso à arte pública e a redução das desigualdades na utilização do espaço público.

Quanto à metodologia, este projecto desenvolve-se em conjunto com as uniões de freguesia do concelho: União de Freguesias de Almada, Cova da Piedade, Pragal e Cacilhas, União das Freguesias do Laranjeiro e Feijó, União das Freguesias da Caparica e Trafaria, União das Freguesias da Charneca de Caparica e Sobreda e ainda a freguesia da Costa da Caparica. Conta ainda com a participação de organismos municipais e da comunidade local.

- PUB -

Explica a autarquia que este programa começou com a “identificação preliminar de dez espaços públicos, dois por cada união de freguesias e freguesia atlântica”, e vai ser seguido de “cinco sessões participativas, uma por cada área”.

Nestes encontros, “vai ser possível fazer sugestões que possam valorizar estes espaços, ou propor espaços novos para futuras edições de ‘O Meu Bairro’, onde todos são convidados a participar”.

Numa fase posterior, dos dois espaços previamente identificados, será escolhido um local para intervencionar através de votação no site do programa, disponível no site da autarquia, “dando oportunidade aos munícipes de seleccionarem os cinco espaços que serão alvo de intervenção”, explica a autarquia. Quanto à fase de votação, esta acontece entre 6 e 21 de Abril.

- PUB -

Os cinco locais seleccionados serão dados a conhecer ao púqblico assim como as propostas de intervenção onde a comunidade “poderá partilhar, novamente, as suas ideias e opiniões, contribuindo para a fase de realização do projecto de requalificação de espaço público”.

Concluído o projecto de execução e o processo de lançamento da empreitada, segue-se a execução da obra. Após a conclusão da mesma, “haverá o desenvolvimento de um programa de monitorização e cooperação com a população envolvida, garantindo a prosperidade do espaço”, avança a autarquia,

Sessões decorrem até 5 de Abril

Ontem, a sessão foi dedicada à União de Freguesias de Caparica e Trafaria, na Biblioteca Municipal Maria Lamas. Os espaços públicos pré-seleccionados em discussão foram o Largo da Torre, Monte de Caparica, Largo Manuel de Arriaga e Trafaria.

A 20 de Março, o foco vai ser a União de Freguesias de Almada, Cova da Piedade, Pragal e Cacilhas. Às 18h30, na sede deste órgão do poder local, serão debatidos os espaços públicos, já seleccionados, ou seja a Rua Eduardo Tavares, na Cova da Piedade, Rua Quinta da Horta e Rua Marquesa da Alorna, no Pragal.

A 22 de Março, o debate é dedicado à União de Freguesias de Charneca de Caparica e Sobreda. Às 21h00, no Auditório António Rodrigues Anastácio vão estar em cima da mesa para discussão a Rua Abel Salazar e Rua Rafael Bordalo Pinheiro, na Charneca da Caparica, e a Rua Vítor Péon, na Sobreda.

A 1 de Abril, será a vez de debater espaços públicos da Costa da Caparica. No Auditório Costa da Caparica, às 18h00, o centro das atenções vai ser a Rua Mestre Salvador Catita e Rua Mestre Adrião e ainda a Igreja de N. S.ª da Conceição, na Av. 1.º Maio.

A 5 de Abril, será a vez da União de Freguesias de Laranjeiro e Feijó. Às 21h00, nas instalações da junta, serão observados os espaços públicos Praceta Bento Jesus Caraça, no Laranjeiro, e Praceta Oliveira Martins, no Feijó.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -