28 Abril 2024, Domingo
- PUB -
InícioLocalAlcocheteCâmara de Alcochete vinca orgulho de ser concelho

Câmara de Alcochete vinca orgulho de ser concelho

A sessão é no Fórum Cultural de Alcochete onde serão homenageadas pessoas e instituições que contribuíram para desenvolver o concelho

- PUB -

Alcochete está a comemorar 126 anos da Restauração do Concelho. Foi a 15 de Janeiro de 1898 que a vontade de autonomia e identidade local dos alcochetanos vingou ao ser publicado em Diário do Governo o decreto libertador que colocou termo a um período de três anos de dependência política e administrativa. Definitivamente, Alcochete voltava a ser concelho.

Isso vai ser relembrado em sessão solene hoje, altura em serão distinguidas pessoas e instituições que se destacaram em prol do bem-estar, desenvolvimento e promoção, a nível nacional e internacional, do concelho.

“Recordar e celebrar a Restauração do Concelho de Alcochete é manter viva a identidade e a história recente de Alcochete, é invocar e transmitir às gerações mais novas a perseverança e não conformismo dos alcochetanos que lutaram pela autonomia do município, homens de quem a acção e o nome não podemos esquecer, como António Luís Pereira Coutinho, João Pacheco Pereira Coutinho, José Luís da Cruz, Augusto Monteiro Forte, António Luís Nunes Júnior e João Batista Lopes”, refere a Câmara Municipal de Alcochete em nota de Imprensa.

- PUB -

Como acontece todos os anos, no dia em que se celebra a restauração, a Banda da Sociedade Imparcial 15 de Janeiro de 1898 sai à rua para apresentar cumprimentos à Câmara Municipal de Alcochete, à Junta de Freguesia de Alcochete e às colectividades do centro da vila.

Amanhã, 20 de Janeiro, a Imparcial promove na sua sede, com início às 16h00, a tradicional sessão solene do 126.º aniversário da colectividade constituída a 15 de Janeiro de 1898, exactamente para festejar a restauração da autonomia do concelho.

Hoje, 19 de Janeiro, a Câmara Municipal de Alcochete organiza uma sessão solene comemorativa do 126.º aniversário da Restauração do Concelho, no Fórum Cultural de Alcochete. Com início às 21h00, nesta sessão, a exemplo do que aconteceu em anos anteriores, são homenageadas personalidades e entidades que contribuem para o engrandecimento e dignificação do município, bem como trabalhadores municipais e das juntas de freguesia.

- PUB -

A novidade em 2024 é a nova Norma Municipal das Insígnias e Distinções Honoríficas de Alcochete, aprovada em Dezembro do ano passado, a qual estipula a atribuição da Medalha D. Manuel I, da Medalha Municipal de Mérito e da Medalha Municipal de 30 Anos de Serviço.

“O Município mantém o firme propósito de continuar a prestar o reconhecimento público a pessoas singulares, colectivas, públicas ou privadas, nacionais ou estrangeiras que afirmativamente, quer seja por mérito pessoal, profissional e cívico, nas áreas sociais, humanitárias, empresariais, culturais, científicas, cívicas, desportivas, educativas ou de serviço público, tenham contribuído para o engrandecimento e dignificação deste concelho e dos seu habitantes”, garante a autarquia em nota de Imprensa.

Assim, a Medalha D. Manuel I vai ser entregue a João Manuel Fernandes dos Santos, presidente da Junta de Freguesia de São Francisco, “pelo seu percurso como dirigente associativo e autarca ao serviço da Junta de Freguesia de São Francisco, contribuindo para o desenvolvimento da freguesia a todos os níveis”.

A Medalha D. Manuel I destina-se a reconhecer “pessoas singulares, colectivas, públicas ou privadas, nacionais ou estrangeiras que pelo seu prestígio, cargo ou acção para com a comunidade tenham prestado serviços de excepcional relevância, contribuindo desse modo para o bem social geral, para o bom nome e prestígio do Concelho ou para a sua projecção nacional ou internacional e sejam consideradas dignas dessa distinção”.

A Medalha Municipal de Mérito, que se destina a “distinguir pessoas singulares, colectivas, públicas ou privadas, nacionais ou estrangeiras que por actos ou serviços considerados importantes, relevantes ou excepcionais, nas áreas sociais, humanitárias, empresariais, culturais, científicas, cívicas, desportivas, educativas, políticas ou de serviço público, de onde resultam assinaláveis benefícios para o concelho, seu prestígio e desenvolvimento, para a melhoria das condições de vida dos seus munícipes e que justifique este reconhecimento”.

Este galardão vai ser entregue à Associação das Tradicionais Festas de Confraternização Camponesa de São Francisco no “reconhecimento pela organização das festas na freguesia de São Francisco há duas décadas”.

Medalha do mesmo escalão vai ser entregue à Associação das Festas Populares do Samouco que “há mais de três décadas organiza as Festas Populares do Samouco em honra de Nossa Senhora do Carmo”.

Também António Francisco Rei Menino, maestro da Banda da Sociedade Imparcial 15 de Janeiro de 1898, vai receber esta distinção pelo “percurso de excelência como músico, maestro e professor.

Outro dos homenageados é o empresário António Joaquim Gonçalves, num reconhecimento pelo seu espírito empreendedor e “contributo para o desenvolvimento do turismo no concelho e no País”.

O atleta do Grupo Desportivo Alcochetense Diogo Garrett Melo Piqueira é outra das personalidades homenageadas, assim como a equipa de Futebol Seniores Masculinos do GDA.

O município vai ainda homenagear, com medalha idêntica, Fernando Jorge Ferreira Simões Pessoa, dirigente associativo e empresário, João Alfredo Vieira Canário, investigador, João Machado Frade, empresário, e o dirigente associativo José Luciano Carvalho Vila Cova pela sua dedicação ao movimento associativo do concelho, designadamente à Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense, onde há 33 anos exerce vários cargos directivos.

A Medalha Municipal de 30 anos de Serviços, que se destina a homenagear os colaboradores da Câmara Municipal, quando completem trinta anos de serviço, ininterruptamente e independentemente do tipo de contrato e que tenham revelado no exercício das suas funções exemplar comportamento e reconhecida dedicação, vai este ano ser entregue a cinco funcionários.

São eles, Ana Paula Bolides Ventura, João Carlos Cunha Santos, José Manuel Agostinho Rodrigues, Liliana Maria Fernandes Leitão Santos e Luís Miguel Alves Correia.

   

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -