3 Março 2024, Domingo
- PUB -
InícioSociedadeExposição sensorial promete envolver visitantes no tema da violência sexual masculina

Exposição sensorial promete envolver visitantes no tema da violência sexual masculina

Casa do Largo recebe peças para sensibilizar para um crime que, em 2023, levou 127 homens a pedir ajuda à associação Quebrar o Silêncio

 

- PUB -

“O Último Esconderijo da Inocência” dá nome à exposição que personaliza a violência sexual contra homens e rapazes, por forma a consciencializar para um crime que muitas das vezes não tem visibilidade. Através de uma experiência sensorial, visual e sonora as criações artísticas de Paula Moita, Ricardo Mondim e Leonardo Silva – este último responsável pela fotografia e vídeo – estão expostas na Casa do Largo até 10 de Fevereiro.

Inaugurada a 13 de Janeiro a mostra, financiada pela Direcção-Geral das Artes e apoiada pela Câmara Municipal de Setúbal e o Teatro Estúdio Fontenova, é “um objecto artístico que pretende desenhar mapas partilhados com a Associação Quebrar o Silêncio e a comunidade escolar, numa viagem sensorial, visual e sonora que aborda o esquecido flagelo tema
da violência sexual”, como explica a nota da organização.

Os visitantes vão deparar-se com uma diversidade de peças, que vão desde manequins, almofadas, pedras da calçada e bilhetes, que através do site-specific – obras criadas tendo em conta a especificidade do local exposto – vão conduzir para a sensibilização sobre a temática que, só em 2023, levou 127 homens a pedir ajuda à associação Quebrar o Silêncio, segundo dados da própria organização.

- PUB -

Esta tem ainda como finalidade identificar “na criação artística o potencial de construir pontes de diálogo e de desbloquear tabus, numa abordagem com imperativo no respeito pelas vítimas, que actua na prevenção e não no choque”, como descreve a mesma nota.

Com a promessa de fazer imergir os olhares mais atentos, a mostra “usa a estética para provocar emoções e fazer pensar”, refere em comunicado a câmara municipal setubalense.

A mostra, que está aberta ao público em geral e de forma gratuita, está patente na sala de exposições sadinas até 10 de Fevereiro e pode ser visitada todos os dias das 09h00 às 18h00.

- PUB -

Mais populares

Homem encontrado morto em casa no centro de Setúbal [Actualizada]

Cadáver de José, de 66 anos, foi transportado para a morgue do Hospital de São Bernardo para realizar autópsia

PJ investiga cadáver encontrado no interior de uma viatura em Setúbal

Populares alertaram as autoridades pelas 22h30. Homem, de 57 anos, terá morrido por causas naturais

Pedro Catarino já é goleador-mor dos sadinos na 1.ª Divisão da AF Setúbal

Com cinco golos no Vitória B, avançado do plantel principal volta a ser decisivo
- PUB -