28 Abril 2024, Domingo
- PUB -
InícioEconomiaSaiba qual o volume de negócios de cada um dos concelhos do...

Saiba qual o volume de negócios de cada um dos concelhos do distrito

Somatório da facturação das empresas dos concelhos que ocupam o pódio ascende a 14,87 mil milhões de euros, mais de metade do total da região

 

- PUB -

Com base nos dados da Iberinform Portugal referentes a 2022, O SETUBALENSE apresenta também os rankings das 100 Maiores Empresas por concelho. Setúbal é líder com um volume de negócios de 7,07 mil milhões de euros, seguido no pódio por Palmela com 5,7 mil milhões e Almada com 2,1 mil milhões.

O somatório da facturação nestes três concelhos – que ascende a 14,87 mil milhões de euros – representa mais de metade do total registado pelas duas mil Maiores Empresas do Distrito (24,8 mil milhões).

Setúbal

- PUB -

O universo Navigator, dedicado à produção de papel e cartão, é quem mais contribui para a afirmação de Setúbal como concelho com maior volume de negócios no distrito (4,78 mil milhões de euros). O pódio da facturação no concelho sadino é ocupado por três empresas deste grupo empresarial: The Navigator Company (3,5 mil milhões de euros); Navigator Paper Setúbal (832,6 milhões de euros); e Navigator Pulp Setúbal (448,2 milhões de euros). Seguem-se a Secil (257,7 milhões) e a Coca-Cola Europacific Partners Portugal (242,09 milhões de euros).

Palmela

De igual modo, a Volkswagen Autoeuropa (líder no distrito, à frente da The Navigator Company) sustenta a segunda posição do concelho de Palmela. A fábrica de automóveis apresenta 3,6 mil milhões de euros de facturação. Logo atrás surgem a Benteler, ligada ao fabrico de componentes para automóveis, com 320,4 milhões e a SLEM – Sociedade Luso-Espanhola de Metais com 209,9 milhões.

- PUB -

Almada

O pódio dos concelhos com maior volume de negócios é fechado por Almada, que tem a Infraestruturas de Portugal como principal activo (factura 1,1 mil milhões de euros). Seguem-se o Hospital Garcia de Orta com 168,1 milhões de euros de euros e a Bunge Ibérica Portugal, ligada ao comércio de matérias-primas agrícolas, com 132,3 milhões.

Sines

Com uma facturação global de 2,03 mil milhões de euros, Sines ocupa a 4.ª posição. A Repsol Polímeros é a primeira empresa deste concelho, com 814,3 milhões de euros de facturação. Logo atrás vêm a Indorama Ventures com 615,2 milhões e a Euroresinas com 100,2 milhões de euros. Todas dedicadas à indústria química.

Seixal

No 5.º posto surge o Seixal com um volume de negócios de 1,49 mil milhões de euros. A Lusosider Aços Planos (327,7 milhões) e a Lusosider Projectos Siderúrgicos (110,9 milhões) destacam-se na liderança deste concelho. A empresa Dois Lados, distribuidora de tabaco, é a 3.ª empresa que mais factura neste concelho (81,07 milhões de euros).

Alcochete

O concelho de Alcochete (6.º) apresenta 1,3 mil milhões de euros de facturação. A Midsid (comércio de tabaco) destaca-se com 656,5 milhões, seguindo-se a Garcias SA (comércio de bebidas) com 104,6 milhões e a Eviosys Packing Portugal (fabrico de embalagens) com 45,8 milhões.

Montijo

No 7.º lugar, o concelho do Montijo é o último com um volume de negócios na casa dos mil milhões. A Monte D’ Alva, do ramo alimentar, é a empresa que mais factura (155,1 milhões). Atrás vêm a Ribeiros (comércio de cereais) com 127,2 milhões e a Lusoponte com 85,3 milhões de euros.

Moita e Barreiro

O concelho da Moita contabiliza um volume de negócios de 823,1 milhões de euros, com a Aldi Retail (supermercados) a destacar-se (464,9 milhões), seguindo-se, no ramo imobiliário, a Real Estate Manaldi (39,9 milhões) e a Amarsul (30,4 milhões). Já o concelho vizinho Barreiro soma 490,9 milhões de facturação global: a SGL Composites (110,5 milhões ), a reparadora de máquinas e equipamentos ATM (36,7 milhões) e a empresa ligada à bricolage Álvaro Covelo & Pinto (22,4 milhões) são as que mais facturam.

S. Cacém e Sesimbra

Os concelhos de Santiago do Cacém e Sesimbra facturam na mesma “casa”: 333,8 e 326,3 milhões de euros, respectivamente. No concelho alentejano destacam-se a Porcsado (44,03 milhões), a ASLA (32,07 milhões) e a Sociedade Industrial Alentejo e Sado (18,69 milhões). No concelho sesimbrense o pódio é ocupado por Construtora Rodrigues & Monteiro (19,9 milhões), Simarsul (18,1 milhões) e Dagol (17,5 milhões de euros).

Alcácer e Grândola

Com 221,9 milhões de euros de total de facturação, o concelho de Alcácer do Sal é liderado pela Herdade da Comporta (14,1 milhões de euros), seguida da Bioflorestal (13,8 milhões) e da Interalcácer (12,6 milhões). Já Grândola é o concelho com menor volume de negócios (188,6 milhões de euros), destacando-se a Lauak Portugal (33,6 milhões), a Sublime Stay (14,7 milhões) e a Aqualuz Tróia (7,6 milhões de euros).

IBERINFORM Consultora instalada há sete anos em Portugal

A IBERINFORM Portugal, responsável pela elaboração do ranking, instalou-se no território luso em Setembro de 2016, na sequência da aquisição de 80% do capital da Ignios pela IBERINFORM Internacional. A consultora é filial da Crédito y Caución, que oferece soluções de gestão de clientes para as áreas financeiras, de marketing e internacional. Fornece bases de dados para a identificação de novos clientes e ferramentas que visam facilitar a gestão de riscos, a análise e acompanhamento de clientes ou sectores.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -