1 Outubro 2022, Sábado
- PUB -
InícioLocalAlcocheteFestas do Barrete Verde com sardinhada, bailes e toiros em verdadeira largada...

Festas do Barrete Verde com sardinhada, bailes e toiros em verdadeira largada brava

Um gostam, outros nem por isso, mas o certo é que a vila de Alcochete enche nas Festas do Barrete Verde

- PUB -

É uma das iniciativas tradicionais que mais público atrai à Península de Setúbal, e também uma das mais faladas; as Festas do Barrete Verde e das Salinas estão de volta a Alcochete, depois de dois anos suspensas devido à pandemia. De 12 a 16 de Agosto, a vila de Alcochete vai receber milhares e milhares de pessoas atraídas por muita diversão e, principalmente pela festa à volta dos toiros.

São cinco dias de festas, onde além das largadas bravas, a programação conta com bailes, corridas de toiros, concertos e, sobretudo, muita animação nas ruas do centro da vila. Logo a 12 de Agosto, é homenageado o salineiro, forcado e campino, no Palco S. João, às 21h45. O sábado, 13 de Agosto, é dedicado à Noite de Sardinha Assada a partir das 23h30. Antes, às 22h30, actua Luís Trigacheiro no mesmo palco.

No domingo, às 22h00, acontece a procissão em honra de N.ª Senhora da Vida, com apontamento de fados e bênção dos barcos. No feriado de 15 de Agosto, há o Almoço do Alcochetano, a partir das 12h30, e o concerto da Banda da Sociedade Imparcial 15 de Janeiro de 1898, às 22h30 no Palco S. João.

- PUB -

As Festas do Barrete Verde e das Salinas encerram a 16 de Agosto, com um concerto de José Cid, às 22h30 no Palco S. João, e o fogo-de-artifício às 02h00.

Entre cada um destes momentos marcantes, acontecem bailes, sevilhanas, arruadas, fados, passeios a bordo do Bote Leão. Quanto às tradições taurinas, vão decorrer cinco entradas de toiros na vila, sete largadas e três corridas de toiros.

As Festas do Barrete Verde e Salinas são organizadas pelo Aposento do Barrete Verde, em estreita colaboração com a Câmara Municipal de Alcochete.

- PUB -

Entretanto, na reunião de Câmara de 3 de Agosto, o executivo municipal aprovou o Plano de Coordenação da Protecção Civil para as Festas do Barrete Verde e das Salinas.

Refere a autarquia que no Plano de Coordenação, “eminentemente operacional”, estão referenciadas as “estratégias de actuação dos agentes de Protecção Civil, as suas responsabilidades, os sistemas de alerta, os planos prévios de intervenção, a estrutura de coordenação e a administração e logística”, medidas preventivas consideradas “essenciais para a obtenção de um bom planeamento e organização das operações de protecção e socorro necessárias”.

Acrescenta a autarquia que o plano foi elaborado em estreita articulação com os Bombeiros Voluntários de Alcochete, a Guarda Nacional Republicana, a Autoridade de Saúde Local, a Junta de Freguesia de Alcochete e o Aposento do Barrete Verde.

Comentários

- PUB -

Mais populares

Transportes em Setúbal: “Isto não está mau. Está péssimo!”

Reuniões com a população expõem drama de grandes dimensões contado em testemunhos trágico-cómicos

Alsa Todi não verá mais um cêntimo de Palmela se não cumprir o contrato

Município está indisponível para continuar a financiar o sistema e reclama à TML a aplicação de penalidades à operadora

Bombeira grávida de sete meses diz-se ‘injustamente dispensada’ de serviço

Autoridade para as Condições do Trabalho esteve no quartel da associação
- PUB -