4 Agosto 2021, Quarta-feira
- PUB -
Início Últimas Moradores de cooperativas em Azeitão preocupados com leilão das suas casas

Moradores de cooperativas em Azeitão preocupados com leilão das suas casas

Os moradores da Cooperativa de Habitação e Construção Económica Bairro dos Trabalhadores, em Azeitão, foram recentemente surpreendidos com a informação de que as suas casas se encontram em leilão desde 25 de Maio. Fizeram-se representar no I Fórum de Habitação, na manhã de hoje, para chegar ao contacto com a secretária de Estado da Habitação.

- PUB -

Marina Gonçalves, apesar de desconhecer a situação, mostrou-se disponível para receber a informação. A situação remonta a 2013, quando a cooperativa declarou insolvência e todo o seu património passou a constituir massa insolvente, afectando 41 famílias que não tinham ainda conseguido realizar as escrituras das suas casas, que pagaram durante 25 anos.

Estiveram em risco de perder as suas habitações que, de acordo com os moradores, “na sua maioria foram pagas com muito sacrifício” e “para surpresa de todos e com absoluto desprezo por quem nelas habita, foram colocadas em leilão público. Recebemos há dias nas nossas caixas de correio um folheto acompanhado de uma carta da leiloeira a dar conta de que algumas casas se encontram em leilão electrónico”.

Neste momento, os moradores dizem ter no IHRU “a única salvação a quem podem recorrer, uma vez que o tribunal já decidiu que todo o património da cooperativa iria para leilão”.

- PUB -

Maria das Dores Meira assegurou que o IHRU está com uma “enorme sensibilidade” para o
problema. “A Câmara Municipal tem estabelecido contacto neste sentido e o Estado tem
estado a dar um grande apoio a esta situação, que não era da sua responsabilidade”, disse a autarca, acrescentando que “é preciso continuar com este diálogo no sentido de conseguirmos que o IHRU tire da massa insolvente aquela propriedade, praticamente paga por quase todas as pessoas. Há uma pequena margem que não pagou, mas mínima. A generalidade está tudo pago”.

- PUB -

Mais populares

Chega apresenta candidatos a Setúbal com vontade de fazer história

Cláudio Fonseca, negro e oriundo da Bela Vista, é cabeça-de-lista à Freguesia de São Sebastião. "Prova que no Chega não há racismo"

Moradores na Quinta da Amizade contestam fogos municipais, mas vereador Carlos Rabaçal promete valorização

Na calha pode estar a construção de 268 fogos. Os residentes temem densidade populacional e perderem conforto   Os moradores na Quinta da Amizade, na freguesia...

Península de Setúbal com mais 29 mil pessoas e Litoral Alentejano perde pouco em dez anos

Censos de 2021 indicam que Palmela é o concelho da península que registou maior aumento da população residente. Odemira é o que mais cresce...
- PUB -