27 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioLocalPalmelaPinhal Novo assinala 93 anos de freguesia com orgulho no passado e...

Pinhal Novo assinala 93 anos de freguesia com orgulho no passado e esperança

Manuel Lagarto e Álvaro Amaro assinalaram a data com discursos nos canais digitais e realçaram conquistas com a população

 

- PUB -

Pinhal Novo celebrou, no passado domingo, 93 anos de história. O aniversário da criação da freguesia foi assinalado, de forma condicionada (subentenda-se, via online), face à conjuntura pandémica que se atravessa, com os presidentes da Junta e da Câmara Municipal a realçarem as conquistas alcançadas em conjunto com a população.

“Pinhal Novo, enquanto comunidade e enquanto freguesia, tem uma história alicerçada em hábitos culturais bem enraizados e num legado de realizações que pode ser constatado todos os dias, para as quais nos orgulhamos de ter contribuído, de forma humilde e modesta, mas com genuíno empenho”, apontou Manuel Lagarto, presidente da junta, em discurso partilhado nos canais digitais da autarquia.

O autarca não deixou de se debruçar sobre o futiro, que “não se faz só de grandes acontecimentos e de grandes obras”. Faz-se também, adiantou, “de pequenas coisas”, daquelas que “fazem sentir” que dia-a-dia a comunidade está “melhor do que ontem, com mais qualidade de vida”.

- PUB -

“Consideramos que, mais importante do que quem executou a pequena ou grande obra ou de quem promoveu, no terreno, determinada acção, o que importa é fazer o que falta sabendo que dessa forma quem ganha são os munícipes da freguesia”, fez notar, ao mesmo tempo que indicou várias iniciativas, que têm vindo a ser dinamizadas pela junta.

Manuel Lagarto admitiu que não espera facilidades neste 2021. Mas acredita que as dificuldades serão ultrapassadas com espírito de união. “Será, certamente, um ano difícil e serão com certeza muitos os problemas com que nos depararemos, mas anima-nos a esperança de que, com esforço e empenho de todos, nomeadamente dos trabalhadores da Junta de Freguesia a quem nos compete reconhecer e agradecer publicamente a sua determinação e envolvimento, havemos de sair desta situação de crise e passar a viver sem tantas incertezas e dificuldades”, vincou. Para adiantar de seguida: “Queremos que Pinhal Novo continue a ser um espaço onde todos podem intervir, juntos num esforço colectivo, sentindo como seu o dever de participar e de melhorar a nossa comunidade.”
“Comemorar este aniversário, ainda que de forma diferente, é, acima de tudo, um acto de solidariedade e de manifestação da convicção de que, unidos, temos a capacidade de ultrapassar as dificuldades”, rematou.

Álvaro Amaro realça conquistas

- PUB -

Já Álvaro Balseiro Amaro, presidente da Câmara Municipal, destacou as “gentes provenientes de muitos destinos” que contribuíram para o desenvolvimento de Pinhal Novo, o que evidencia também a característica de saber “acolher bem” própria da comunidade.
O edil realçou “o enorme património” do trabalho conseguido após a instauração do poder local democrático, numa alusão à importância do 25 de Abril de 1974 que considerou justa de ser lembrada nesta data.

Depois, salientou algumas das conquistas alcançadas nos últimos tempos pelo município, em conjunto com a população, para a freguesia. “Conseguimos que o Governo se predispusesse a fazer parte do compromisso para a resolução de algumas questões antigas”, sublinhou. E apontou os exemplos da intervenção na Ribeira da Salgueirinha e da Unidade de Saúde Familiar de Pinhal Novo Sul.

Todavia, há outros objectivos na calha que dependem do Governo, como “uma nova variante à Estrada Nacional 252”, assinalou.

E, além de recordar o “investimento [municipal] de largos milhões que valorizaram o território”, realçando a obra feita no sector da educação, deixou uma promessa: “Não deixaremos de apoiar e reforçar os apoios às nossas instituições”.

A data foi abrilhantada com apontamentos musicais, via online, a cargo da Orquestra Nova de Guitarras.

 

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -