26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalDistrito fez contas à vida e somou 810 M€ para deitar mãos...

Distrito fez contas à vida e somou 810 M€ para deitar mãos à obra em 2021

Cerca de 810 milhões de euros é o montante global estimado com que o Distrito de Setúbal deverá governar-se este ano. A verba representa o somatório dos orçamentos dos 13 municípios desta região para 2021. A Câmara Municipal de Setúbal – presidida por Maria das Dores Meira (CDU), que cumpre o último ano à frente da autarquia por força da lei de limitação de mandatos – continua a ser a que apresenta o orçamento mais gordo: 139 milhões e 492 mil euros.

- PUB -

Seguem-se Almada com 128 milhões e 45 mil euros – maior verba orçamental da história da autarquia, liderada por Inês de Medeiros (PS) – e Seixal com 101 milhões e 500 mil euros, sob a presidência de Joaquim Santos (CDU). Estes são os três únicos municípios do distrito com orçamentos que atingem os três dígitos na casa dos milhões.

Juntos representam quase metade do bolo orçamental da região (45,57% do total de 809 milhões e 752 mil euros). Pela primeira vez com uma verba superior a um milhão de euros para a área da cultura, o município do Barreiro – com gestão camarária liderada por Frederico Rosa (PS) – apresenta o quarto valor orçamental mais elevado do distrito: 74 milhões e 635 mil euros.

Este foi, de resto, o município da região a registar maior crescimento nas verbas inscritas nos documentos previsionais para 2021, em comparação com o ano anterior – mais 19,6 milhões de euros. Logo atrás surgem as autarquias de Sesimbra e Palmela, presididas respectivamente por Francisco de Jesus e Álvaro Balseiro Amaro (ambos eleitos pela CDU), com orçamentos de 59 milhões de euros (a primeira) e 54,8 milhões (a segunda).

- PUB -

Os municípios de Sines e Moita apresentam, respectivamente, previsões orçamentais de 46,9 milhões de euros e 43 milhões: a câmara siniense, liderada por Nuno Mascarenhas (PS), é a que tem maior orçamento no litoral alentejano; Rui Garcia (CDU) gere os destinos da autarquia moitense que, para 2021, aposta num dos maiores registos orçamentais dos últimos anos. Mais limitados são os orçamentos do grupo dos cinco restantes municípios – quatro deles com verbas que ultrapassam a casa dos 30 milhões de euros e um, único, que não chega sequer aos 20 milhões. Montijo, cujo executivo camarário é liderado por Nuno Canta (PS), e a autarquia de Santiago do Cacém, presidida por Álvaro Beijinha (CDU), apresentam 39,58 milhões de euros e 38,9 milhões, respectivamente, enquanto Alcácer do Sal, sob a presidência de Vítor Proença (CDU), regista 33,9 milhões e Grândola, com gestão camarária a cargo de António Figueira Mendes (CDU), 31 milhões.

Fernando Pinto preside ao município de Alcochete, que conta apenas com pouco mais de 19 milhões de euros de orçamento para este ano.

Nove com mais, três com menos e um na mesma

- PUB -

Em nove municípios do Distrito de Setúbal os orçamentos deste ano crescem em relação a 2020. Em três sofrem decréscimos e num único o registo orçamental mantém-se idêntico ao do ano anterior.

Barreiro e Almada são os municípios a registar maior crescimento orçamental, com aumentos muito próximos das duas dezenas de milhões de euros: o primeiro cresceu 19,6 milhões e o segundo 18,5 milhões. Muito significativos são também os registos de Moita e Palmela, cujos orçamentos aumentam, em cada um destes municípios, mais de 7,5 milhões de euros.

Em Setúbal, capital do distrito, o crescimento orçamental ultrapassou os três milhões de euros. Um aumento semelhante ao apresentado pelo município de Sesimbra e pouco acima do verificado em Alcácer do Sal (mais 2,9 milhões). Montijo, com mais 1,4 milhões, e Grândola, com mais meio milhão, fecham o lote destes nove municípios. Em sentido inverso, Seixal (menos cerca de quatro milhões de euros), Santiago do Cacém (baixa meio milhão) e Sines (com ligeiro decréscimo de 160 mil euros) compõem o trio que apresenta diminuição do registo orçamental para este ano, face a 2020. Alcochete, município do distrito com menor orçamento, mantém praticamente o mesmo valor apresentado no ano anterior.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -