O presidente da Câmara levou alunos da Escola Michel Giacometti, da Quinta do Conde, a “vestirem a pele” de eleitos por um dia, em acção incluída na 16.ª Assembleia Municipal de Jovens
Três alunos da Escola Básica 2,3/S Michel Giacometti, da Quinta do Conde, conheceram um dia de trabalho dos autarcas no concelho de Sesimbra. Francisco Jesus, presidente da Câmara Municipal, foi na passada quarta-feira o cicerone dos jovens, que puderam conhecer com pormenor alguns projectos previstos para o concelho e visitar quer diversas instalações municipais quer algumas das obras em curso.
A acção decorreu no âmbito do projecto “Eleito Por Um Dia”, incluído na 16.ª Assembleia Municipal de Jovens (AMJ), que o órgão deliberativo do município promove desde 2003. “[O projecto] é valorizado e acarinhado pelas escolas e pela comunidade”, sublinha Francisco Jesus, considerando assim que “Sesimbra está na vanguarda da participação dos jovens na construção de um concelho cada vez melhor”. Para o presidente da autarquia, a experiência “é importante para que os mais novos possam conhecer os órgãos autárquicos e perceber como é o dia-a-dia dos autarcas”.
Paralelamente, no mesmo dia, também a presidente da Junta de Freguesia de Santiago, laura Correia, acompanhou os alunos da Escola Básica 2,3 Navegador Rodrigues Soromenho.
“Este ano, o projecto iniciou-se no dia 19 de Fevereiro, com o presidente da Junta de Freguesia da Quinta do Conde, Vítor Antunes, a receber os alunos da Escola Básica Integrada da Boa Água, e prosseguiu no dia 20, desta feita, com a presidente da Assembleia Municipal de Sesimbra, e grande mentora da AMJ, Odete Graça, a receber os alunos da Escola Básica Integrada Quinta do Conde”, lembra a Câmara Municipal, em nota de Imprensa, sobre a iniciativa que terminou na última sexta-feira, com a presidente da Junta de Freguesia do Castelo, Maria Manuel Gomes, a receber os alunos da Escola Secundária de Sampaio.
Eleição da AMJ realiza-se em Abril
Para o próximo dia 2 de Abril, em local ainda a definir, haverá uma visita de estudo, durante a qual, adianta a autarquia, será eleita a AMJ. “Estas experiências pretendem melhorar os conhecimentos dos alunos sobre a realidade do concelho, o que os ajudará na elaboração das propostas que irão apresentar na 16.ª AMJ, no dia 11 de Maio, em Sesimbra”, explica a edilidade.
Esta 16.ª edição da AMJ inclui ainda a realização do 12.º concurso As Cores da Cidadania, destinado às crianças dos 3.º e 4.º anos do 1.º ciclo do ensino básico.
A AMJ “é um projecto de promoção da cidadania destinado aos jovens do 3º ciclo do ensino básico dos cinco Agrupamentos de Escolas do concelho” que foi criado em 2003 pela Assembleias Municipal de Sesimbra e que, ao longo dos anos, tem vindo a contemplar diversas temáticas – este ano “O Cidadão/Cidadã do Século XXI – Que Competências? Foi o mote escolhido –, apresentando um registo de 700 alunos e dezenas de professores envolvidos.