Os jogadores e a equipa técnica do Vitória FC, liderada por Lito Vidigal, apadrinharam, no jardim do Bonfim, a inauguração da escultura gigante do ‘Pasmadinho vitoriano’, peça de cerâmica que integra a coleção (Pasmadinhos de Setúbal by Maria Pó) de figuras típicas da região – concebidas por Elsa Rodrigues e Jacek Piatkiewicz, sendo a imagem reproduzida pelo escultor Hélder Silva – naquele espaço de lazer da cidade de Setúbal.
A iniciativa contou com a presença do presidente do clube, Vítor Hugo Valente, e da presidente da Câmara Municipal, Maria das Dores Meira, que desejou as “maiores felicidades” à equipa. “Desejamos uma boa época ao Vitória. É importante que cidade e clube caminhem sempre juntos”, disse a autarca que fez questão de cumprimentar atletas e treinadores um a um.
A inauguração, em que estiveram, entre outros, o vereador Pedro Pina e a antiga glória do clube Fernando Tomé, contou com a presença de mais de meia centena de adeptos e muitas crianças, que àquela hora participavam em atividades no jardim. Curiosos e entusiasmados pela presença dos jogadores, as crianças chegaram mesmo a aplaudir e gritar pelo nome do clube.
Na inscrição que acompanha a escultura do Pasmadinho Vitoriano pode ler-se o seguinte texto: “Homenagem aos atletas e aos milhares de sócios e simpatizantes do Vitória Futebol Clube que, desde 1910, apoiam o clube e a cidade. Todos os que representam o Vitória sabem que, ao vestir a camisola branca listada de verde, ficam, para sempre, a fazer parte da história cheia de glória deste grande clube”.