Evento resultou de um convite da comissão nacional da organização das Nações Unidas
No primeiro Encontro Nacional da Rede das Cidades de Aprendizagem da UNESCO, que decorreu em Alcobaça, a Câmara Municipal de Setúbal foi convidada a apresentar exemplos de boas práticas para um meio ambiente sustentável.
Com a apresentação a cargo da vice-presidente da edilidade sadina, Carla Guerreio, o evento, que decorreu na passada terça-feira, 20 de Setembro, resultou de um convite da comissão nacional daquela organização das Nações Unidas, que reconhece a valia das acções desenvolvidas pela autarquia. Com o município setubalense a integrar a Rede das Cidades de Aprendizagem da UNESCO desde 2019, Carla Guerreiro destacou, entre os vários projectos municipais, a Estratégia Municipal para a Mobilidade Segura e Sustentável para Todos nas Zonas Balneares de Setúbal, do programa “Arrábida Sem Carros”.
Este destaque foi feito no módulo “Cidades de Aprendizagem Verdes e Saudáveis – Desenvolvimento de um meio ambiente sustentável”. A autarca, citada em nota de imprensa da Câmara Municipal, sublinhou que a estratégia, iniciada na época balnear de 2018, é “demonstrativa do caminho que o município tem vindo a desenvolver enquanto Cidade de Aprendizagem Sustentável”.
A autarquia garante manter a sua acção atendendo aos objectivos das Cidades de Aprendizagem, sendo o programa “Arrábida Sem Carros” considerado igualmente um “projecto de sustentabilidade e de aprendizagem das populações”.