Morreu este domingo Vicente José Rosado Merendas, ex-deputado à Assembleia da República, presidente do conselho fiscal da Associação de Bombeiros Voluntários do Barreiro e membro do PCP.
Com 76 anos, 50 dos quais militante do partido comunista, foi operário na Lisnave – onde fez parte da comissão de trabalhadores e foi membro executivo da célula desta empresa. O percurso como sindicalista fica marcado pela permanência nas Comissões de Trabalhadores da Cintura Industrial de Setúbal e nas Comissões de Trabalhadores da Indústria Naval.
Na política foi eleito à Assembleia da República nas VIII (1999/2002) e IX Legislaturas (2002/2005). Fez também parte das assembleias municipais de Almada e da Moita.
Integrou a Direcção da Organização Regional de Setúbal (DORS) do PCP, ao longo de mais de 30 anos, com destaque para as tarefas que desempenhou como responsável da Célula da Autoeuropa e da Célula das Empresas do Parque Industrial da Autoeuropa. Foi também membro do Comité Central entre 1988 e 2008.
“Vicente Merendas constitui um exemplo de dedicação, de compromisso e de empenho na luta por uma sociedade mais justa, pelos valores de Abril, da liberdade e da democracia, e pelo Socialismo”, assina a DORS em comunicado enviado à redacção de O SETUBALENSE.
O corpo está em câmara ardente desde as 17 horas deste segunda-feira na Capela da Igreja da Baixa da Banheira, na Moita, e sai amanhã pelas 9h15 para cremação no Complexo Funerário da Quinta do Conde, em Sesimbra.
O SETUBALENSE apresenta as mais sentidas condolências à família enlutada e amigos.