Primeira médica dentista portuguesa a integrar os corpos sociais da instituição. Assumiu o cargo de secretária e a responsabilidade de elaborar as orientações europeias para a Medicina Dentária do Sono
A montijense Susana Falardo Ramos é a primeira médica dentista portuguesa a integrar o Conselho Científico da European Academy of Dental Sleep Medicine (EADSM). Os novos corpos sociais desta academia europeia foram empossados em Bolonha, Itália, no passado dia 18.
Susana Falardo Ramos foi eleita secretária do Conselho Científico desta academia europeia, que apresenta nos restantes cargos os seguintes médicos: o austríaco Niki Neztler (presidente), a italiana Francesca Milano (vice-presidente), o norueguês Ulrik Leiland Opsahl (tesoureiro), o espanhol Javier Villa-Martin (director de formação e acreditação) e o belga Marc Braem (presidente honorário).
A montijense prepara-se para integrar o Grupo Científico de Investigação, responsável pela elaboração das orientações europeias para a Medicina Dentária do Sono e, em declarações a O SETUBALENSE, não escondeu a satisfação pela eleição e pelo novo desafio que agora abraça.
“É uma enorme honra integrar um grupo de prestigiados colegas na área da Medicina Dentária do Sono Europeia”, disse, reforçando: “Como portuguesa, estou obviamente muito orgulhosa e em simultâneo consciente da enorme responsabilidade que irei enfrentar. Não poderia estar mais feliz”.
Para já, Susana Falardo Ramos – que, recorde-se, foi distinguida em 2019 com a Barca Aldegalega, galardão de mérito atribuído pela Junta da União das Freguesias de Montijo e Afonsoeiro – confessa-se ansiosa por “num futuro próximo” poder começar a “contribuir na investigação e execução das ‘guidelines’ para a Medicina Dentária do Sono”
Organização não lucrativa
A EADSM foi fundada em 2008, constituindo-se como organização internacional não lucrativa que oferece uma plataforma científica a médicos dentistas, médicos e técnicos com interesse em Medicina Dentária do Sono. Facultar um fórum académico e educacional no referido ramo da medicina dentária é o objectivo principal desta academia europeia, que é composta por um Comité Científico Acreditado para reconhecimento de competências.
As eleições para escolha dos membros do Conselho Científico decorreram ao longo dos último trimestre de 2019.
Susana Falardo Ramos tem vindo a destacar-se na área. Com Doutoramento Europeu “Cum Laude” pela Faculdade de Odontologia da Universidade Complutense de Madrid, a montijense aprofundou nos últimos cinco anos o estudo na Medicina do Sono e na Medicina Dentária do Sono. É Mestre em Terapia Miofuncional e Orofacial pelo ISEP (Madrid), Pós-Graduada em Cronobiologia e Medicina do Sono pela Escola Superior de Saúde do Vale do Ave e, muito recentemente, concluiu o Mastery em Medicina Dentária do Sono pela Academia Americana de Medicina Dentária do Sono em Chicago (Estados Unidos). È ainda acreditada em Medicina Dentária do Sono por ambas as academias, a norte-americana e a europeia.