Festa para assinalar encerramento esteve previsto para parque da Baixa da Banheira
A 7ª edição do projecto Kid’s Guernica, promovido pela Associação de Municípios da Região de Setúbal (AMRS), que entre os restantes concelhos do distrito, contou com a participação de escolas do concelho da Moita e cuja realização da festa de encerramento estava prevista realizar no Parque Zeca Afonso (Baixa da Banheira), em Maio do ano passado, levou recentemente a organização a partilhar os trabalhos através de um vídeo no site oficial da iniciativa, em virtude da interrupção “prematura” daquele projecto devido à situação provocada pela pandemia.
O encerramento generalizado das escolas, recorda a autarquia moitense, impossibilitou a “conclusão dos trabalhos que estavam a ser desenvolvidos por alunos e docentes, no âmbito do projecto”, lembra. O evento, reconhecido pelo Comité Internacional Kid’s Guernica, proporcionou deste modo uma alternativa, para que o professor de educação artística e representante do projecto, Takuya Kaneda, pudesse assistir aos trabalhos produzidos, tendo já agradecido o seu envio, que classifica de “maravilhoso”.
“Apreciei realmente o vosso esforço em educar por um mundo pacífico”, afirmou, sendo que, tanto Portugal como a região de Setúbal em particular, foram integrados no mapa de países que tem vindo a integrar esta iniciativa, mundialmente conhecida em todos os continentes.
Neste contexto, esta foi a forma que os municípios associados consideraram necessária para “a criação de uma solução que contornasse o facto da conclusão da presente edição ter ficado comprometida”, adianta a organização.
A produção do vídeo ilustrativo teve por objectivo “valorizar todo o trabalho desenvolvido pelas escolas, alunos e docentes no passado ano lectivo”, sendo que, para a sua realização “foi determinante a disponibilidade das escolas da região”, nomeadamente da Moita, que “facultaram, em pleno confinamento, as imagens do trabalho previamente realizado em sala de aula”, refere o município da Moita.
A autarquia agradece especialmente a participação dos estabelecimentos de ensino da Moita nesta edição, através dos Agrupamentos de Escolas José Afonso, Escolas da Moita, Fragata do Tejo e Mouzinho da Silveira, tendo realçado “a qualidade do seu trabalho e a dedicação dos seus professores e alunos”.