Ao palco do equipamento municipal vão subir Rão Kyao e Karl Seglem, num reencontro de linguagens, sons e melodias
A 11.ª edição do Misty Fest – festival que prima pela inovação e rigor artísticos – chega ao Fórum Luísa Todi no dia 8 de Novembro, pelas 21 horas, com grandes nomes da música portuguesa e norueguesa.
Ao palco do equipamento municipal vão subir Rão Kyao (Portugal) e Karl Seglem (Noruega), membros do projecto Nopo Orchestra, num reencontro de linguagens, sons e melodias e na construção de pontes culturais, tema sempre presente na carreira dos artistas.
A estes dois músicos vai juntar-se Francisco Sales, músico de jazz e membro da também prestigiada Banda Incógnito, que integrou em Londres.
Rão Kyao, de 74 anos, é uma referência na música portuguesa, com uma longa, variada e rica discografia, composta por quase 40 álbuns, onde as pontes culturais e musicais estão sempre presentes.
Quanto ao norueguês Karl Seglem, é, aos 60 anos, um dos mais reverenciados músicos, compositores e poetas do seu país, reconhecido pelas importantes ligações entre o jazz e a música tradicional, ao contar com mais de duas dezenas de discos.
Já Francisco Sales, formado em jazz, partiu há diversos anos para a capital britânica atrás dos seus sonhos, que passavam por festivais de jazz e grandes eventos, dos quais veio mais tarde a fazer parte, em função do seu talento como músico.
Gravou os álbuns “Valediction” e “Miles Away”, discos que lhe permitiram tocar com os maiores nomes do jazz mundial. Em 2017 voltou a Portugal, onde passou a trabalhar na consolidação da uma carreira internacional. Está neste momento a desenvolver o seu terceiro álbum.
Ao lado dos três músicos vai ainda actuar no Fórum Luísa Todi um conjunto de jovens, numa verdadeira orquestra transnacional, que interpretará temas de Rão Kyao e Karl Seglem, além de importantes temas do reportório tradicional dos dois países.
*Opinião musical