Marca chegou à região há pouco mais de dois meses, com inauguração de duas lojas, uma em Setúbal e outra no Montijo
A Mercadona investirá mais de 140 milhões de euros na Estratégia 6.25, num reforço do seu compromisso de continuar a cuidar do Planeta. Nos últimos dois anos, a empresa afirma ter trabalhado para realizar as duas primeiras acções da Estratégia e para cumprir o seu compromisso de transformar todas as suas lojas em Lojas 6.25 em menos de um ano, o que representou um investimento de 30 milhões de euros.
Em nota de imprensa, a marca informa que o desenvolvimento da Estratégia 6.25 implica mudanças em diferentes processos desde a “reformulação das embalagens do futuro, em coordenação com os fornecedores, até à adaptação de lojas e logística, o processo de gestão de resíduos”. A empresa garante ser um plano “ambicioso, transversal a todas as áreas da empresa”, razão pela qual a Mercadona prevê investir mais de 140 milhões de euros até 2025 para levar a cabo todas as acções a que se propõe.
No decorrer do ano passado, a marca adaptou todas as suas lojas ao novo modelo de “Loja 6.25”, oferecendo aos clientes informação sobre reciclagem, novos sacos de secção, pictogramas nas embalagens para facilitar a separação correcta, novos caixotes de lixo para reciclagem nas secções, nas entradas e na secção de Pronto a Comer. Para este novo modelo, a Mercadona garante que o sistema de gestão de resíduos foi melhorado e alargado de modo a incluir também a recolha de cápsulas de café.
A empresa informa também que os sistemas de reutilização e reciclagem, as estratégias de prevenção do desperdício alimentar e redistribuição de resíduos alimentares e a Estratégia 6.25 permitiram que a marca “recupere anualmente mais de 267.000 toneladas de materiais recicláveis”.
A Mercadona informa que começou a trabalhar na Estratégia 6.25 em 2019 envolvendo todos os colaboradores da empresa no desafio de Continuar a Cuidar do Planeta e tornar “os diferentes processos da linha de montagem mais sustentáveis”. Neste sentido, a empresa tem uma equipa de trabalho que “coordena todas as áreas de acção da Estratégia e é composta por trabalhadores de diferentes processos da empresa, tais como Lojas, Compras, Prescrição, Informática, Logística, Jurídico, Finanças, Relações Externas e Obras”.