Livro que reúne três décadas de poesia de Ruy Ventura publicado por editora do Porto

Livro que reúne três décadas de poesia de Ruy Ventura publicado por editora do Porto

Livro que reúne três décadas de poesia de Ruy Ventura publicado por editora do Porto

Trabalho do poeta que vive em Azeitão apresentado 25 anos depois de receber Prémio Revelação

 

O livro “Criptopórtico”, da autoria de Ruy Ventura, poeta que vive em Vila Nogueira de Azeitão, Setúbal, é publicado por estes dias na ‘Officium Lectionis’, editora do Porto.

- PUB -

A obra reúne, em mais de duzentas páginas, cerca de trinta anos de poesia escrita por Ruy Ventura, natural de Portalegre, onde nasceu em 1973. A edição – limitada – comemora a passagem de três décadas sobre os primeiros poemas que editou, podendo ser pedida através do endereço eletrónico officiumlectionis@gmail.com.

Além disso, a publicação é apresentada um quarto de século depois de atribuído o Prémio Revelação de Poesia, da Associação Portuguesa de Escritores, à sua primeira obra, “Arquitectura do Silêncio”, vinda a lume no ano 2000.

A referida distinção deu início a uma já extensa bibliografia, onde se incluem mais de uma dezena de livros de poesia, bem como obras de investigação e ensaio. São disso exemplo “A Chave de Sebastião da Gama” e “Sob os braços da azinheira – leituras de Fátima”.

- PUB -

A poesia de Ruy Ventura está publicada em vários países, nomeadamente em Espanha, Brasil, Estados Unidos da América, Itália e Alemanha, e foi traduzida para várias línguas.

O poeta é, também, colaborador da Cátedra Poesia e Transcendência, da Universidade Católica do Porto, e investigador integrado do Centro de Estudos em Artes, Arqueologia e Ciências do Património, da Universidade de Coimbra.

É nesta instituição que prepara actualmente uma tese de doutoramento sobre uma parte da escultura sacra da margem sul do Tejo, nomeadamente da Arrábida e do Alto Alentejo.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -