23 Maio 2024, Quinta-feira

- PUB -
Livre realiza 14.º congresso em Maio na Península de Setúbal

Livre realiza 14.º congresso em Maio na Península de Setúbal

Livre realiza 14.º congresso em Maio na Península de Setúbal

Entre 10, 11 e 12 de Maio vão eleger-se os novos órgãos nacionais do partido para o mandato 2024-2026

 

O Livre vai realizar o seu 14.º congresso nos dias 10, 11 e 12 de Maio, em Setúbal, para eleger novos órgãos internos e aprovar o programa eleitoral para as eleições europeias.

- PUB -

Segundo fonte oficial do Livre, o congresso vai realizar-se em Setúbal e a ordem de trabalhos prevê a eleição de novos órgãos nacionais do partido para o mandato 2024-2026, nomeadamente a Assembleia, órgão máximo entre congressos, o Grupo de Contacto (direcção) e o Conselho de Jurisdição.

Em debate estará também o programa eleitoral para as eleições europeias de 9 de Junho, cuja lista de candidatos do Livre ainda não está fechada, uma vez que decorre o processo de primárias.

O anterior congresso do Livre realizou-se no Porto, em Janeiro, não teve carácter electivo e visou aprovar o programa eleitoral para as legislativas antecipadas de Março.

- PUB -

Há cerca de dois anos, em Coimbra, o Livre realizou o seu 12.º congresso, no qual, pela primeira vez, existiram duas listas candidatas à direcção. Na altura, a oposição interna insistiu numa maior diversidade de vozes do partido no espaço público.

A lista A candidata ao Grupo de Contacto (direcção) do Livre, na qual o dirigente Rui Tavares era o número dois, obteve nesse congresso 67% dos votos, conquistando 10 de um total de 15 lugares.

Na altura, Rui Tavares assumiu o lugar de porta-voz do partido em conjunto com a dirigente Teresa Mota.

- PUB -

Os restantes cinco lugares (31% dos votos) foram ocupados por membros da lista ‘B’, entre eles a dirigente Patrícia Robalo, que nas legislativas de Março foi a candidata ‘número três’ por Lisboa.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -