Mostra de Débora Gonçalves apresenta trabalhos de artista brasileira sobre belezas que nos rodeiam
A galeria de exposições do Fórum Cultural José Manuel Figueiredo, na Baixa da Banheira, acolhe no próximo sábado, pelas 16 horas, a inauguração da exposição individual de pintura “As Belezas pelo Mundo”, de autoria da artista Débora Gonçalves, nascida em São Paulo no ano de 1997, no Brasil.
“Eu sou uma viajante, uma das minhas paixões é de ver o mundo a fora, gosto de representar essas passagens em pinturas”, recorda a pintora, mostrando assim “as belezas que estão em volta de nós”, desde paisagens, animais e pessoas. Com o nome artístico de “D Gonçalves”, a paixão da jovem pelas artes vem desde os tempos de infância, mas foi na adolescência que optou por expressar a sua criatividade na área da tecnologia.
Actualmente, Débora é estudante de engenharia informática na Universidade Aberta de Lisboa (UAB) e vive em Portugal desde 2019, onde voltou o seu interesse pela arte com a chegada do confinamento obrigatório, devido à situação de pandemia. Nessa altura, dedicou o seu tempo a desenvolver técnicas de pintura, tendo no início a sua experimentação sido a técnica de aguarela e acrílico, porém, foi a pintura a óleo que trouxe para o seu trabalho “paixão e expressão”.
O desafio do tempo de secagem e a complexidade dos tons obtidos a cada camada, assim como a sua paixão pelo Barroco e Renascimento – principalmente por artistas italianos como Artemisia Gentileschi e Michelangelo –, foram as suas principais inspirações artísticas, que agora dão forma aos seus trabalhos. Nesta exposição, será possível ver as paisagens de Portugal e a beleza das mulheres e o seu poder.