Medida pretende que ida para cirurgia seja feita de forma tranquila e divertida
O Hospital da Luz de Setúbal tem agora disponíveis minicarros para as crianças que necessitem de realizar cirurgias, medida que tem como objectivo “reduzir a ansiedade”. Em comunicado, a unidade hospitalar explica que, nos minicarros eléctricos, as crianças vão ser “transportadas pelos corredores até à sala onde vai decorrer a cirurgia”.
“Este curto trajecto é capaz de ser suficientemente intimidante e, assim, a ida para o bloco operatório é feita de forma tranquila e divertida”. São os próprios miúdos que guiam os pequenos veículos, “sempre acompanhados pelas equipas médicas e de enfermagem do hospital e sob vigilância de um dos pais”.
Isto porque “os momentos que antecedem uma cirurgia e tudo o que ela envolve – despir a roupa e vestir o pijama hospitalar, ir para o bloco na maca e receber a medicação anestésica – são sempre momentos de ansiedade”.
Desta forma, “conduzir o minicarro, quando a condição da criança o permite, proporciona-lhe distracção”.
Além de ajudar a reduzir a ansiedade, “a descontracção e boa disposição assim criadas reflectem-se depois na parte clínica, em que, abstraídas do ambiente hospitalar, as crianças ficam menos apreensivas com a aproximação da cirurgia, mais calmas na hora de adormecer e, assim, mais tranquilas também na hora de acordarem e de iniciarem a sua recuperação”.
“É com grande satisfação que o Hospital da Luz de Setúbal proporciona agora esta possibilidade às crianças que aqui são recebidas e necessitam de cuidados de saúde”, garante a unidade hospitalar, através da mesma nota.