Programa municipal promove acções infantis, confecção de pratos e jantar, bem como uma comunidade orientada para as mulheres
A cidade de Setúbal já começou e vai continuar a celebrar a interculturalidade através do programa municipal “Maio Diálogo Intercultural” onde estão planeadas várias actividades que pretendem fomentar “os valores, as atitudes e os comportamentos que apelam ao diálogo, à aceitação, à dignidade e ao igual respeito pelas identidades culturais”.
O calendário, que começou com “Curtas, diferenças e liberdades” – mostra de curtas-metragens de animação, na Casa das Imagens Lauro António, ao ensino pré-escolar da EB1 dos Arcos – vai continuar este sábado, com um dia recheado de actividades. A partir das 10 horas a primeira actividade vai repetir-se mas desta vez na Casa do Largo. Aberta a to- do o público, e organizada pela 50 Cuts – Associação Cinematográfica e pelo Instituto das Comunidades Educativas (ICE), em parceria com o município, as inscrições estão abertas através de setubal.territoriointercultural@mun-setubal.pt.
Durante a tarde os eventos são dirigidos aos mais velhos. A partir das 15 horas o Centro de Cidadania Ativa vai ser invadido com variados cheiros e sabores numa oficina que vai confeccionar pratos de várias gastronomias, uma oportunidade para a “partilha de histórias, tradições e receitas de diferentes países”. Os pratos vão depois dar ser servidos num jantar, nessa mesma noite, onde se esperam “actuações de música, dança e poesia e animações diversas proporcionadas por diferentes comunidades culturais residentes no concelho”, como explica a nota de Imprensa da Câmara Municipal de Setúbal.
A acção está sujeita a inscrição que pode ser feita através do contacto telefónico 265547450 ou através do e-mail luciliaferrosantos@cooperativaseies.org.
Para 22 de Maio está marcado um pedipaper subordinado ao tema “Dia’Lugares” onde, com base no livro “Caminhos com História – Memórias dos Bairros dos Pescadores e do Grito do Povo”, se vai descobrir o bairro da Anunciada num percurso que começa pelas 10 horas e contará com vários jogos e actividades.
À entrada desse fim-de-semana (dia 24) a Associação de Moradores do Casal das Figueiras (Casarão) é palco de “Poesia sem Fronteiras”. Entre as 18 horas e as 19h30 promove-se “um encontro de jovens e famílias do bairro e de outros pontos da cidade para a declamação de poemas de autores de diferentes países e em diferentes línguas”. As inscrições podem, mais uma vez, ser feitas através de 265547450 ou pelo endereço luciliaferrosantos@cooperativaseies.org.
Para fechar o programa em grande vai ser lançado o projecto Círculo Empoderador de Mulheres. Com a primeira sessão a ser realizada entre as 19 e as 21 de 29 de Maio, esta tem lugar no Audax Business Hub, no Largo José Afonso. As mulheres são o público-alvo de uma iniciativa que pretende capacitar pessoas de “diferentes origens, culturas e credos para o resgate do seu próprio poder pessoal através do treino do amor próprio e do desenvolvimento de uma consciência sistémica”. As participantes interessadas deverão ligar para o número 964480280 ou enviar um e-mail para harmonizando@gmail.com.