Câmara de Setúbal abre novo concurso público para parques de estacionamento

Câmara de Setúbal abre novo concurso público para parques de estacionamento

Câmara de Setúbal abre novo concurso público para parques de estacionamento

Fotografia de Inês Kellen

Obras na Avenida Luísa, para a construção do estacionamento subterrâneo, estavam previstas iniciar até ao fim do ano

A Câmara Municipal de Setúbal aprovou a abertura de um novo concurso público internacional para a construção de três parques de estacionamento subterrâneo e concessão da exploração do estacionamento tarifado de superfície na cidade, após a anulação do concurso anterior.

O novo concurso público internacional inclui a concessão da gestão, exploração, manutenção e fiscalização de lugares de estacionamento pago na via pública à superfície na cidade de Setúbal e a constituição do direito de superfície em subsolo para a concepção, construção e exploração de parques de estacionamento, “todos por um período de 40 anos”, avança a autarquia em comunicado.

- PUB -

Em Fevereiro a presidente da Câmara, Maria das Dores Meira, assumiu, em declarações a O SETUBALENSE, que o concurso público para a concessão do estacionamento tarifado na cidade estava encerrado. Na época, a autarquia aguardava a apresentação de reclamações dos interessados e o parecer da Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra (APSS), enquanto entidade parceira, uma vez que parte das zonas incluídas integram áreas sob administração portuária. Findo esse prazo, a concessão seria adjudicada à proposta vencedora, que a autarca não quis identificar.

Segundo Maria das Dores Meira, as obras deviam arrancar até ao final deste ano e os três parques de estacionamento subterrâneos, que no total representam 880 novos lugares, iriam mudar a rotina de trânsito na Avenida Luísa Todi e no Hospital São Bernardo, no âmbito do Plano de Mobilidade Sustentável e Transportes de Setúbal.

O novo procedimento de contratação pública destina-se igualmente à construção de dois parques de estacionamento no subsolo na Avenida Luísa Todi nascente e poente, com 300 lugares cada, e um na Praça de Touros, com capacidade de 240 lugares. E a autarquia informa ainda que “está igualmente prevista neste concurso a concessão da gestão, exploração e manutenção do parque de estacionamento subterrâneo com 120 lugares em construção no futuro Terminal Interface de Setúbal, na Praça do Brasil”.
O concurso, com a aprovação das respetivas peças, composto por programa de procedimento, caderno de encargos e caracterização técnica, além de anexos, tem um prazo de 30 dias para apresentação de propostas, a partir da data de publicação do anúncio no Jornal Oficial da União Europeia. E a sua deliberação camarária será agora submetida a apreciação da Assembleia Municipal.

- PUB -

A autarquia informa também que foi aprovada a constituição de um agrupamento de entidades adjudicantes, entre a Câmara e a Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra, com vista ao lançamento de um único concurso público.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -