9 Maio 2024, Quinta-feira

- PUB -
Historiador Diogo Ferreira divulga caminhos para a liberdade 

Historiador Diogo Ferreira divulga caminhos para a liberdade 

Historiador Diogo Ferreira divulga caminhos para a liberdade 

Nova iniciativa no âmbito dos 50 anos da Revolução dos Cravos está marcada para 28 de Abril

 

Os 25 pontos da cidade sadina relacionados com o Estado Novo e a luta pela Liberdade foram revelados durante uma visita guiada. O percurso pedestre “Caminho(s) para a Liberdade”, uma iniciativa organizada pela Câmara Municipal de Setúbal integrado nas Comemorações dos 50 Anos do 25 de Abril, uniu cerca de duas dezenas de pessoas, que foram guiadas pelo historiador setubalense Diogo Ferreira.

Na iniciativa, que identifica 25 locais relacionados com o regime que a Revolução dos Cravos derrubou e que actualmente se encontram ligados à democracia, participaram cerca de duas dezenas de pessoas da comunidade educativa do concelho, que, guiadas pelo historiador local Diogo Ferreira, responsável pela investigação e concepção do roteiro, passaram por locais como a antiga sede da PIDE/DGS, no Bairro Salgado.

Alguns dos outros locais de passagem foram a casa onde residiu José Afonso, o Quartel do Regimento da Infantaria n.º 11 e a sede da Delegação de Setúbal do Consórcio Português de Conservas de Sardinha.

Também as instalações do Círculo Cultural de Setúbal, o Monumento aos Resistentes Antifascistas, a escultura de Maria do Carmo Torres (Mariana Torres) e a residência de Jaime Rebelo, que ficou conhecido como “O Homem da Boca Cerrada” foram outros locais que integram o percurso.

Marcado para o dia 28 de Abril está uma nova iniciativa aberta à participação da comunidade em geral, sendo as inscrições gratuitas, podendo as mesmas serem feitas pelo endereço de correio electrónico gabphc@mun-setubal.pt.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -