28 Abril 2024, Domingo
- PUB -
InícioSociedadeBombeiros da região habilitam-se a ganhar carro de combate a incêndios com...

Bombeiros da região habilitam-se a ganhar carro de combate a incêndios com recolha de equipamentos eléctricos

São doze as corporações, de todo o distrito, que participam na 8.ª edição do Quartel Electrão

 

- PUB -

Doze associações de bombeiros de todo o distrito estão a participar numa campanha de recolha de pilhas, lâmpadas e outros equipamentos eléctricos para reciclagem. O vencedor vai contar com um veículo de combate a incêndios, no valor de 68 mil euros, e o segundo prémio traduz-se em equipamentos de protecção individual para a corporação, no valor de 5 mil euros.

Esta campanha é a 8.ª edição do Quartel Electrão que decorre até 30 de Novembro. Nos quartéis aderentes as populações deverão entregar “pilhas, baterias, lâmpadas e outros equipamentos eléctricos usados, como máquinas de lavar, televisores, computadores, frigoríficos ou telemóveis, entre outros”, explica a nota de Imprensa enviada à redacção de O SETUBALENSE.

Em participação estão os Bombeiros Voluntários de Água de Moura, em Palmela, os Bombeiros Voluntários de Alcácer do Sal, Bombeiros Voluntários de Almada, Bombeiros Voluntários de Canha, no Montijo, Bombeiros Voluntários de Cercal do Alentejo, em Santiago do Cacém, Bombeiros Voluntários da Moita, Bombeiros Voluntários do Montijo, Bombeiros Voluntários de Santiago do Cacém, Bombeiros Voluntários do Seixal, Bombeiros Voluntários de Santiago do Cacém, Bombeiros Voluntários do Seixal, Bombeiros Voluntários de Setúbal, Bombeiros Voluntários de Sines e Bombeiros Voluntários de Sul e Sueste, no Barreiro.

- PUB -

Além dos dois grandes prémios já mencionados serão também atribuídos prémios regionais no valor de 750 euros em cartões pré-pagos para usar em combustível. As corporações que conseguirem arrecadar mais pulhas e lâmpadas habilitam-se a ganhar 1500 euros em equipamento individual de protecção. Por cada tonelada de electrónicos arrecadados cada associação recebe 75 euros e há ainda um incentivo financeiro para os que conseguirem angariar 30, 45 e 60 toneladas, respectivamente.

A iniciativa, realizada entre a Electrão – Associação de Gestão de Resíduos em parceria com a Liga dos Bombeiros Portugueses, pretende envolver os quartéis para a recolha destes equipamentos, e mais que isso “é também uma forma de os próprios bombeiros sensibilizarem a população para a causa da reciclagem”.

Desde 2011, ano em que a campanha foi implementada, já foram recolhidas mais de 11 mil toneladas de pilhas, lâmpadas e equipamentos eléctricos usados.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -