8 Dezembro 2023, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalPCP desafia Parlamento a integrar Fertagus na rede pública no próximo ano

PCP desafia Parlamento a integrar Fertagus na rede pública no próximo ano

Paula Santos e Bruno Dias apresentaram cerca de 18 medidas que consideram responder a problemas da região

 

- PUB -

A rede de transportes públicos e a mobilidade rodoviária na Península de Setúbal são duas das áreas de acção que preocuparam o Partido Comunista Português que entregou à Assembleia da República uma bateria de propostas que consideram ser “possíveis e necessárias” para servir os interesses do distrito. Estas deverão integrar o documento do Orçamento do Estado para 2024 (OE2024).

Os comunistas pedem, entre outras propostas, o “Fim da parceria público-privada (PPP) Fertagus na ferrovia Lisboa-Setúbal e integração no serviço público; Reforço do transporte ferroviário na Linha do Sado e da mobilidade da Península de Setúbal; Reposição do serviço ferroviário regional e inter-regional cortado nas linhas do Alentejo e do Sul; e, Integração do transporte fluvial Setúbal/Tróia no passe social”.

Sobre a primeira proposta o partido lembra que o fim da PPP com a Fertagus acontece a 30 de Setembro de 2024, momento que consideram ser fulcral para abrir portas à “possibilidade de devolver à CP Lisboa uma componente essencial da oferta ferroviária metropolitana, de devolver à gestão pública o material circulante público, de reforçar os direitos dos trabalhadores da Fertagus, e de aumentar a oferta aos utentes da Linha sobre o Tejo”.

- PUB -

Neste sentido defendem ainda ser possível oferecer aos utentes “mais circulações e oferta horária e com extensão a Lisboa (Oriente) e a Praias do Sado”.

Região e Litoral Alentejano não ficam esquecidos

A Direcção da Organização Regional de Setúbal do PCP (DORS/PCP) promoveu durante a tarde de ontem uma sessão que juntou Paula Santos e Bruno Dias, deputados eleitos pelo círculo eleitoral de Setúbal, em conferência de Imprensa para exporem as medidas apresentadas ao Parlamento.

- PUB -

Propostas pelo PCP serão 450 medidas que consideram ser “soluções” com “valor próprio”.

Ao nível da Saúde os comunistas defendem a “Construção do Hospital do Seixal e centros de saúde”, já na Educação a “Construção da Escola Básica e Secundária em Fernão Ferro e da Escola Secundária da Quinta do Conde”.

Na Mobilidade, seja esta nos transportes públicos ou na rodovia, defendem a “Construção de nó de acesso do Montijo, Samouco e Alcochete à Ponte Vasco da Gama e à auto-estrada A12; Construção das variantes às estradas nacionais 252 e 379, em Palmela; Alargamento da Rede do Metro Sul do Tejo; Construção da Ponte Barreiro-Seixal; Terceira travessia do Tejo; e, Reforço das verbas para a manutenção da frota e contratação de trabalhadores da Transtejo/Soflusa”.

Ainda nesta matéria “Gratuitidade do passe metropolitano ou regional para jovens até aos 23 anos e para as pessoas com mais de 65 anos; e, Redução do valor do passe para 20 euros”.

Na área da Segurança “Requalificação e construção de postos da GNR e esquadras da PSP”. Outras propostas prendem-se com questões como “Construção do porto de pesca da Trafaria; Arsenal do Alfeite – Transferência de verbas de dotação do ministério das destinadas ao investimento na modernização e capacitação do estaleiro no montante de 15 milhões euros; Modernização de Equipamentos e Infra-estrutura Técnica e Científica do Instituto Português da Qualidade”.

De fora não ficam propostas que serviam as populações dos concelhos do Litoral Alentejano, também estas com mais incidência sobre a requalificação e modernização de vias de trânsito.

“Requalificação do IC 1 entre Palma e Alcácer do Sal (Sul); Requalificação do IC1 entre Palma e Alcácer do Sal (Sul); Conclusão das obras do IP8 na sua totalidade; Requalificação da EN120, entre Cruz de João Mendes e Santiago do Cacém; Requalificação da EN253 (Alcácer do Sal/Comporta); e, Requalificação da EN 261-1 (Grândola/Carvalhal) e da EN 261 (no troço Santiago/Melides)”.

Aspecto novo passa pela Água, onde os comunistas defendem “Ligação do Alqueva às albufeiras do Litoral Alentejano; Apoio à construção de charcas e barragens de pequenas dimensões”.

Comentários

- PUB -

Mais populares

Campeões de dança Sérgio e Cátia trazem título mundial para o Seixal

A prova foi disputada na Bélgica e veio dar mais uma medalha ao já grande palmarés dos dois dançarinos e professores

PJ detém irmãos por matar indiano em tentativa de massacre nas Praias do Sado

Motivação do homicídio com origem numa alegada ofensa à mãe dos suspeitos

Ranking Maiores Empresas | Produtora de papel ameaça liderança de fábrica de automóveis na facturação

The Navigator Company está agora a pouco mais de 142 milhões de euros de distância da Autoeuropa no volume de negócios
- PUB -