27 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioSociedadeSaúde mental dos jovens reuniu alunos e professores no Fórum Cultural de...

Saúde mental dos jovens reuniu alunos e professores no Fórum Cultural de Alcochete

Este ano o tema do Parlamento dos Jovens centra-se no tema “Saúde Mental nos Jovens: que desafios? Que respostas?”

- PUB -

Durante um dia, 90 alunos e professores reuniram-se no Fórum Cultural de Alcochete na sessão distrital do ensino básico do Parlamentos dos Jovens, onde debateram a temática eleita para a edição de 2023: “Saúde Mental nos Jovens: que desafios? Que respostas?”.

Na parte da manhã, a socialista Eunice Pratas, convidada para participar na sessão como deputada à Assembleia da República, respondeu a questões dos jovens sobre o tema da saúde mental, e disse que também ela, quando esteve na escola secundária, fez parte do Parlamento dos Jovens.

“O vosso contributo é essencial para o presente e futuro da sociedade”, comentou a também deputada à Assembleia Municipal de Setúbal que, aos 30 anos, lidera a Concelhia de Setúbal da Juventude Socialista e integra a Assembleia da Freguesia de Gâmbia, Pontes e Alto da Guerra.

- PUB -

Para Fernando Pinto, presidente da Câmara de Alcochete, foi um “orgulho” o concelho ter recebido uma reunião que assenta num “projecto de cidadania, que visa a promoção do gosto e do hábito na participação cívica e política”.

Sobre o tema “Saúde Mental nos Jovens”, o autarca apontou-o pela “pertinência e actualidade”, mais ainda quando o espaço Parlamento dos Jovens permite aos alunos “adquirirem conhecimentos” sobre esta matéria, mas também sobre o funcionamento da Assembleia da República e da própria democracia”.

Também presentes estiveram Bruno Santos, director regional de Educação, e Eduarda Marques, directora regional do Instituto Português do Desporto e da Juventude, que enalteceram a função de projectos como o Parlamento dos Jovens para a construção da democracia. Intervenções que se centraram na ideia de que “crescer em democracia é estar atento ao que se passa à nossa volta, partilhar e debater ideias, sempre com o objectivo de construir um mundo melhor”.

- PUB -

A sessão distrital do ensino básico do Parlamento dos Jovens, que decorreu a 6 de Março, contou com o Agrupamento de Escolas de Alcochete, onde participaram Matilde Baía, Lara Barbosa, Madalena Pimenta e Helena Caldeira, alunas do 9.º ano da Escola Básica El Rei D. Manuel I, sob orientação da professora Eduarda Adriano.

O Parlamento dos Jovens “é uma iniciativa da Assembleia da República dirigida aos jovens dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e do ensino secundário, com os objectivos principais de educar para a cidadania, promover o debate democrático e incentivar a reflexão e o debate”, contextualiza nota de Imprensa da autarquia.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -