27 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioSociedadeAlunos de produção agropecuária da Escola Técnica Profissional da Moita mostram Quinta...

Alunos de produção agropecuária da Escola Técnica Profissional da Moita mostram Quinta Pedagógica

Segunda experiência do grupo ’16 Estrelas’, organizada pelos estudantes do 12.º ano, decorreu durante a última semana

 

- PUB -

A segunda experiência do grupo ’16 Estrelas’ do projecto-piloto “Troca de Cursos”, da Escola Técnica Profissional da Moita (ETPM), teve lugar no início da última semana, numa organização dos alunos do 12.º ano de Produção Agropecuária.

De acordo com aquele estabelecimento de ensino, através desta iniciativa, os alunos puderam mostrar a Quinta Pedagógica, assim como a sua organização entre as diversas turmas, os animais, o tipo de alimentação utilizada e os cuidados a ter neste âmbito.

Na ocasião, também “explicaram os cultivos, os tipos de produtos que produzem e a sua utilização na restauração do refeitório da escola” e pelos colegas do curso de Restauração para ‘A Oficina – Restaurante de Aplicação’.

- PUB -

Durante este dia foi ainda realizada uma actividade de alimentação dos animais, de plantação de alface e alho francês, de perguntas e respostas, assim como, de condução e manobras de um tractor, sendo estas, segundo a ETPM, um “conjunto de actividades essenciais [para o referido] curso”.

Recorde-se que no final do passado mês de Julho, o engenheiro agrónomo Firmino Cordeiro, director-geral da Associação de Jovens Agricultores de Portugal (AJAP), visitou esta quinta pedagógica, altura em que confessou aos alunos que tinha se tornado “um jovem agricultor” e ligado à organização, que conta actualmente com um total de 80 entidades protocoladas.

“Existe uma ligação próxima às escolas profissionais de agricultura, no sentido de alertar os jovens para o ensino profissional, ficando com uma preparação mais direcionada a esta actividade”, contou, alegando que esta os motiva para “a diversidade na formação”, sendo importante que pais e encarregados de educação “saibam que esta oferta existe e quais as suas vantagens”, disse.

- PUB -

Firmino Cordeiro aconselhou ainda os jovens a nunca desistirem dos seus sonhos e a agarrarem as oportunidades que possam surgir pela frente. “É importante seguir a agricultura e ter uma bagagem técnica que suporte uma empregabilidade de nível superior”, disse, lembrando que esta foi uma das actividades que, com a pandemia, nunca parou.

“Ser um jovem com sucesso é importante”, mas “ser um jovem agricultor de sucesso é crucial”, afiançou.

Entretanto, no passado dia 13, foi dado início ao referido projecto-piloto, focado na “experimentação prática dos alunos nos diferentes cursos”, com os alunos de soldadura, que tiveram como objectivo “criar um protótipo de acção” para que, durante o próximo período, os alunos possam ser ‘professores’ de novos alunos por um dia.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -