26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioSociedadeReginacork preserva árvores e ecossistemas com limpeza criteriosa da floresta

Reginacork preserva árvores e ecossistemas com limpeza criteriosa da floresta

Corticeira de Pinhal Novo considera trabalho que desenvolve uma mais-valia para as florestas da região

 

- PUB -

“Pegar em resíduos que iriam ficar na floresta para alimentar incêndios e transformá-los em energia alternativa e em divisas para o nosso país é muito satisfatório”, destaca a O Setubalense, Carlos Garcia Ascenso, administrador único da Reginacork.

O raio de acção, para a recolha da matéria-prima, estende-se por uma área que pode atingir os 100 Kms de distância. As suas actuais duas linhas de produção são alimentadas pela poda e limpeza da floresta, que resulta na chamada estilha ou biomassa, que depois de moída, dá os produtos finais traduzidos em granulados de de cortiça e em pellets.

Este trabalho no terreno é feito, maioritariamente, pela própria empresa, com pessoal devidamente formado para realizar estas intervenções cirúrgicas nas florestas e montados. A restante matéria-prima resulta de entregas por parte de proprietários e de algumas autarquias. “Antes as árvores morriam e ficavam no chão o que era terrível para os incêndios, hoje em dia já não se vê nada disso devido a este tipo de trabalho”, realça o gestor. Em relação a este processo, esclarece: “não abatemos árvores pela raíz. Limpamos a floresta mas preservamos as árvores e os ecossistemas”.

- PUB -

Este tipo de indústria, considera, “é uma mais-valia para tudo o que é floresta e áreas de mato na zona. Posso dizer, por exemplo, que até hoje não houve uma propriedade florestal que ardesse depois de ser limpa por nós. Isto porque a quantidade de combustível que fica é reduzida”.

No que diz respeito a poluição atmosférica, Carlos Garcia Ascenso é peremptório e esclarece: “não temos nada de poluente!”O que se vê sair pela chaminé da fábricas não é fumo, é vapor. É o resultado da passagem de húmido para seco da matéria-prima, tão simples quanto isso”, salientando ainda o facto de “termos sido os primeiros a instalar o sistema de lavagem de fumos para evitar qualquer descontrolo de emissões”. Para esclarecer qualquer tipo de dúvidas conta ainda que ”superámos todas auditorias e testes feitos por diversas entidades privadas e oficiais como o Ministério da Saúde. Cumprimos todos os requisitos legais”.

A fábrica da Reginacork, localizada às portas de Pinhal Novo, produz diferentes tipos de granulado, produto é 100% natural obtido através da moagem dos desperdícios de cortiça, e é uma das principais produtoras de pellets (uma energia alternativa aos combustíveis fosseis, em Portugal). Iniciou o seu percurso em 1998 com a produção de granulados de cortiça. Em 2016 deu-se a abertura ao mercado dos pellets. É uma exportadora por excelência com destinos preferenciais os países nórdicos e o centro/norte da Europa.

- PUB -

O crescimento tem sido constante, sustentado e coerente com a evolução do mercado O factor fundamental tem sido o investimento constante em equipamento e infraestruturas ao longo dos anos. O derradeiro exemplo, desta filosofia de actuação no mercado, está reflectido na aposta numa nova linha de secagem para os pellets (um investimento de 8 milhões de euros feito em 2020) com mais um refinador. Uma segunda linha que funciona em paralelo, com mais capacidade e mais fiabilidade. Isto porque, explica Carlos Garcia Ascenso, “se tiver uma só linha, mesmo que gigante, se parar, para a fábrica toda, mas se tiver duas conseguimos manter sempre uma base de produção”.

 

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -