8 Maio 2021, Sábado
- PUB -
Início Sociedade Instituto da Conservação da Natureza celebra Dia da Floresta com oferta de...

Instituto da Conservação da Natureza celebra Dia da Floresta com oferta de 50 mil árvores

Medronheiros, sobreiros, azinheiras, pinheiros mansos e romãzeiras são algumas das espécies disponíveis em cinco pontos do distrito

 

- PUB -

O Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) está a disponibilizar gratuitamente, desde sexta-feira e até ao próximo dia 26, um total de 50 mil árvores autóctones às pessoas que queiram plantar exemplares nas suas propriedades. No Distrito de Setúbal, os interessados podem recolher as espécies em cinco dos vários pontos de atendimento do ICNF onde serão feitas as entregas, no âmbito desta iniciativa, de cariz nacional, que visa assinalar o Dia Internacional das Florestas (21 de Março).

As árvores, produzidas em viveiros do ICNF, podem ser levantadas em Setúbal (no posto da Praça da República), Alcochete (na Avenida dos Combatentes da Grande Guerra, 1), Caparica (na Estrada Florestal da Fonte da Telha, Mata Nacional dos Medos), Alcácer do Sal (na Estrada Nacional 120, entre este concelho e Grândola), e Santo André (no Centro de Interpretação do Monte do Paio – Brescos). No litoral alentejano, a recolha pode ainda ser feita em Odemira (na Rua Serpa Pinto, 32). Os serviços centrais do ICNF em Lisboa (na Avenida da República, 16) também terão exemplares disponíveis para oferta.

Os interessados têm, porém, de se inscrever “através do contacto telefónico do local seleccionado ou por email para [email protected]” para poderem receber as árvores, anunciou o ICNF, em nota de Imprensa. Depois basta “identificarem-se nos locais de recolha no horário combinado” e “comprometerem-se a remeter uma fotografia da plantação para

- PUB -

[email protected]”, a ser partilhada “com a hashtag #ICNFsomosTODOSnos”. A divulgação das plantações será assegurada nas redes sociais do instituto.

“No momento da inscrição é necessário indicar o nome do requerente, o local de recolha, o dia

da recolha (nos dias úteis entre 19 e 26 de Março) e se a recolha das árvores será realizada no período da manhã (9h00-13h00) ou da tarde (13h00-17h00)”, esclarece o ICNF.

- PUB -

Saiba quantas árvores pode levar

Podem recolher “árvores para plantação os cidadãos maiores de 18 anos, bem como representantes de entidades privadas sem fins lucrativos, devidamente identificados”, assumindo o “compromisso de promover a sua plantação no prazo máximo de uma semana após o levantamento”.

Cada pessoa pode recolher “um máximo de 10 exemplares” das espécies disponíveis: “medronheiros, sobreiros, azinheiras, pinheiros mansos, alfarrobeiras, romãzeiras, castanheiros e amieiros, entre outras folhosas”. Já os representantes de entidades privadas sem fins lucrativos “podem levantar até um máximo de 50 exemplares”. Este último número dobra (100 exemplares) para “os proprietários rurais que tenham como objectivo a plantação em pequenas parcelas de terreno (com área não superior a 5 mil m2), desde que identifiquem a parcela a plantar”, indica o instituto. As árvores são entregues mediante “a existência de disponibilidade em cada local”.

Os beneficiários devem ainda comprometer-se “a enviar para [email protected] as fotografias com a identificação da data e do local” onde foram plantadas as árvores, “no prazo de 48 horas após a plantação”.

O alerta para protecção das árvores vem de há muito, desde “1872, no Nebraska, Estados Unidos da América”, quando a população “decidiu dedicar um dia à plantação de árvores”, face à escassez já então sentida quer de árvores quer de florestas. A iniciativa viria a ser internacionalizada. “A festa passou da árvore às florestas e desde 2012 que o Dia Internacional das Florestas é comemorado a 21 de Março, primeiro dia de Primavera, para celebrar e alertar para importância de todos os tipos de florestas”, lembra o ICNF, a concluir.

- PUB -

Mais populares

Barcos da Transtejo/Soflusa param travessia do Tejo a 20 de Maio

Na reunião de hoje com a administração da empresa, e conforme o que tinha sido decidido em plenário de trabalhadores da semana passada, o...

Sindicato não aceita aumentos de salários propostos pela administração da Autoeuropa

Administração da fábrica da Volkswagen em Palmela quer acordo que prevê aumentos salariais a três anos em função da taxa de inflação, sindicato contesta

Empresa dedicada à comercialização de canábis chega a Setúbal com nova unidade no parque BlueBiz

Espaço servirá para pós-colheita da planta medicinal. Produtora escolheu a cidade sadina “por possuir excelentes acessibilidades e oferecer flexibilidade nas suas instalações”   A empresa Clever...
- PUB -