26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioSociedadeAnabela Coelho vence Prémio de Poesia Sebastião da Gama

Anabela Coelho vence Prémio de Poesia Sebastião da Gama

A obra “Distância de Mim para Mim”, escrita por Anabela Coelho e assinada sob o pseudónimo Luísa Vasconcelos, foi a vencedora da 16.ª edição do Prémio Nacional de Poesia Sebastião da Gama, tendo a autora sido distinguida com um prémio monetário no valor de 1 500 euros e com a publicação do seu trabalho numa tiragem de 250 exemplares.

- PUB -

Para o júri, o trabalho de Anabela Monteiro Coelho Pina, natural de Coimbra, “reúne um conjunto de versos simples e diversificados, muito intuitivos e sentidos, desvendando uma panóplia de gostos por pessoas, lugares e coisas que preenchem o universo da autora e revelam percursos quotidianos, constituindo também um trabalho na senda de possíveis interrogações escondidas”, revela a Associação Cultural Sebastião da Gama, responsável pela organização da iniciativa, em comunicado.

Além desta conquista, Anabela Coelho, no seu percurso de escrita, “foi já vencedora do Prémio Literário Irene Lisboa, na 8.ª edição em 2018, com o conto “O Espanta-Pardais e a Boneca de Trapos”, depois de ter tido Menção Honrosa na edição anterior do mesmo certame”.

O Prémio Nacional de Poesia Sebastião da Gama, “patrocinado pela Junta de Freguesia de Azeitão”, foi criado em 1988 “pelas Juntas de Freguesia de São Lourenço e de São Simão” e organizado anualmente até 1993. “A partir daí passou a ser um concurso bienal até à sua 10.ª edição, tendo depois sofrido uma interrupção. Foi retomado em 2007, ano em que foi criada a parceria com a Associação Cultural Sebastião da Gama, e teve em 2020 a sua 16.ª realização”.

- PUB -

“O primeiro trabalho vencedor, em 1988, foi a obra “Água das Pedras”, assinado pelo pseudónimo Maria Helena Salgado, correspondendo à autora Maria do Rosário Pedreira, escritora reconhecida”, revela a mesma nota.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -