27 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioLocalSetúbal“Tem um gosto mesmo especial, é um prémio dado pela minha cidade!”

“Tem um gosto mesmo especial, é um prémio dado pela minha cidade!”

Artista setubalense foca o seu discurso na “revolução paisagística” que Troia sofreu com as sucessivas “privatizações” pelas quais tem passado

 

- PUB -

O galardão Golfinho D’Ouro para a figura do ano na categoria de Cultura já está entregue à vencedora, Cátia Oliveira (A Garota Não). A artista não esteve presente na gala organizada por O SETUBALENSE e pela Rádio PopularFM, que teve lugar no Fórum Municipal Luísa Todi a 9 de Março, mas esteve ontem na nossa redacção para receber o prémio das mãos do director do periódico, Francisco Alves Rito.

“Isto tem um gosto mesmo especial. É um prémio dado pela minha cidade!”, escreveu Cátia Oliveira no discurso preparado para o momento da subida a palco para receber a distinção. Ao evocar os roazes do rio Sado Cátia Oliveira foca, em grande plano, a “revolução paisagística” que os catamarãs que fazem as travessias entre Setúbal e Troia trouxeram para um local que é bem conhecido da sua juventude.

“A primeira vez que vi um golfinho foi num ferry-boat, na travessia para Troia. Troia é uma parte substancial do imaginário da minha infância. Tudo ali era possível. Dar mergulhos voadores, juntar exércitos de carochas para depois as ver partir, comer gelados de laranja a 50 escudos, andar sempre em tronco nu. Três meses de liberdade, em férias de Verão que nunca mais acabavam. Até que acabaram. Aos 16 anos comecei a trabalhar em caixas de supermercado e esplanadas de restaurantes. Mas voltava a Tróia sempre que podia: há lugares que nos resgatam de outros menos bons. E Tróia era assim”.

- PUB -

Há também espaço para críticas à actual situação daquela localidade do Litoral Alentejano. “Troia tornou-se inacessível à população da outra margem: o canal do rio Sado não alargou; o preço dos bilhetes é que subiu desavergonhadamente. E se antes ninguém deixava de ir para Troia por não ter dinheiro – porque os bilhetes não eram excludentes –, hoje já implica fazer contas à vida e calcular bem o fim do mês”.

Aponta soluções e refere que está na altura de acabar “com esta bolha de privilégio que se tornou uma ida a Troia”. “Mas precisamos que a classe política local queira posicionar-se num bloco unido e forte. E precisa- mos também, cada um de nós, gente comum, de dar o corpo ao manifesto. O grande ponto não é sobre ir à praia ou não. É sobre Portugal. Sobre cidadania, justiça e soberania”.

Na exposição, que diz ser “um manifesto em forma de discurso”, termina com uma citação de José Saramago, sobre privatizar ‘tudo e mais alguma coisa’, e agradece a O SETUBALENSE e à Rádio PopularFM.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -