26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioSociedadeCosta diz que aeroporto vai avançar no Montijo mas Moita mantém-se contra

Costa diz que aeroporto vai avançar no Montijo mas Moita mantém-se contra

Primeiro-ministro não convence Rui Garcia. A posição do município da Moita “mantém-se inalterada”. Ambientalistas metem Governo em tribunal

 

- PUB -

 

O primeiro-ministro António Costa reafirmou, na última sexta-feira, durante uma visita à Portela, que o novo aeroporto no Montijo “vai avançar”, mas ainda não conseguiu convencer os autarcas dos municípios que emitiram parecer negativo na Declaração de Impacte Ambiental a inverterem a decisão.

Um dos cinco municípios de gestão CDU que se opõem à construção no Montijo, defendendo a localização no Campo de Tiro de Alcochete, é o da Moita (os outros são Seixal, Setúbal, Palmela e Sesimbra), e fonte do gabinete de Rui Garcia garante que “a posição da Câmara Municipal mantém-se inalterada”. Das declarações de Costa “não se pode inferir” que tenha havido qualquer inflexão na posição assumida pelo município da Moita.

- PUB -

Isto, não obstante as reuniões que foram realizadas anteriormente entre o líder do Governo e vários presidentes dos municípios da Península de Setúbal (Moita e Seixal e os socialistas de Alcochete, Barreiro e Montijo, que deram pareceres positivos).

O primeiro-ministro sabe que, face ao quadro legal em vigor, necessita de ter parecer positivo de todos os municípios considerados afectados pelos impactes da nova infra-estrutura aeroportuária. Porém não desarma, passando a ideia de que esse será um obstáculo que, de uma ou outra forma, acabará por ser ultrapassado ou contornado.

“O futuro será seguramente diferente do que foi o passado. Mas o futuro vai contar com o novo aeroporto no Montijo”, disse o chefe do Governo, na visita à Portela, depois de ter ouvido da boca do presidente da Vinci Airports, Nicolas Notbaert, a confirmação de que a operadora aeroportuária vai avançar com o compromisso do investimento na Base Aérea n.° 6, apesar da quebra registada no sector da aviação face à actual conjuntura pandémica.

- PUB -

Oito associações recorrem à justiça
A oposição à construção no Montijo não se resume apenas aos municípios comunistas. Na véspera da deslocação à Portela, Costa ficou a saber que oito organizações ambientalistas recorreram à Justiça na tentativa de conseguirem a anulação da Declaração de Impacte Ambiental favorável à construção.

ZERO, Sociedade Portuguesa de Estudo das Aves, ANP/WWF, A Rocha, FAPAS, GEOTA, LPN e Almargem apresentaram uma acção no Tribunal Administrativo de Lisboa para “impedir o avanço do projecto”, alegando que o Governo não teve em conta os impactes que o aeroporto irá ter no Estuário do Tejo.
“Aves e habitats protegidos no Tejo sofrerão impactes permanentes se o aeroporto for construído. A segurança de aeronaves, pessoas e aves será também ameaçada, devido ao risco de colisões entre aves e aviões, enquanto a saúde das pessoas e dos espaços naturais ficaria afectada pelo aumento de poluição resultante do aumento do tráfego aéreo, rodoviário e fluvial”, alertam as associações.

A advogada Soledad Gallego, da organização de direito ambiental Client Earth, que apoia a acção em tribunal, afirmou em comunicado que avançar com o aeroporto é “uma violação clara das leis de protecção da natureza da União Europeia e portuguesas, que não pode passar impune”.
Travar um projecto “altamente criticado a nível nacional e internacional”, que classificam como “um erro do Governo”, é o objectivo das associações.

Com Lusa

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -