27 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioSociedadeMontijo. Desporto, cultura e educação seguem no carreiro

Montijo. Desporto, cultura e educação seguem no carreiro

Actividades desportivas, culturais e educativas continuam a ser asseguradas, à distância, no Montijo. A Câmara Municipal está a “levar” até a casa dos munícipes, através dos canais digitais que administra, iniciativas ligadas a cada uma das referidas áreas.

- PUB -

“Desde o início destes tempos de distanciamento e confinamento social”, sublinha o município.

“Para as crianças e jovens, disponibilizamos o canal do Youtube ‘Estudo em Casa’, numa parceria com a Banda Democrática 2 de Janeiro”, revela a autarquia, garantindo que as Actividades de Enriquecimento Curricular (AEC) estão, assim, a chegar aos alunos, “através de conteúdos produzidos directamente pelos professores das AEC”.

Ainda para os mais novos, mas no domínio cultural, o município disponibiliza todos os sábados na página que administra no Facebook “a Hora do Conto e Ateliers Infantis”.

- PUB -

Nesta mesma área, é apresentada na página de Facebook do Cinema Teatro Joaquim d’ Almeida (CTJA) a rubrica “A Cultura entra em Sua Casa”, que promove a oferta do CTJA às quartas-feiras.

Para o Dia Mundial da Dança (29 de Abril), a autarquia lança uma nova acção, desafiando a população a enviar testemunhos, escritos, em vídeo, fotos, entre outros, sobre o significado pessoal daquela forma de arte.

Desporto e projectos seniores

- PUB -

As actividades desportivas também não foram descuradas. “Criámos uma oferta de aulas de exercício físico sem sair de casa. Todas as terças, quartas e quintas-feiras, os técnicos municipais da área do desporto são os protagonistas da rubrica ‘Mexa-se pela sua saúde’”, destaca a edilidade.

“Aos jovens, que têm participado nos vários projectos do Gabinete da Juventude, foi lançado o desafio de partilharem uma mensagem positiva sobre esta época”, acrescenta o município, sendo que os vídeos no Facebook do Gabinete da Juventude.

A autarquia vinca, por outro lado, que os projectos municipais de envelhecimento activo a decorrer, com recurso às plataformas digitais Zoom, Facebook, Messenger e Whatsapp.

“Semanalmente, no Facebook da Universidade Sénior e da Academia Sénior de Atalaia e Alto Estanqueiro-Jardia há aula de ginástica com a professora Helena Lopes e de zumba com a professora Carla Crespim.”

Mas também prosseguem as aulas de  “Jornalismo e Gestão de Negócios”, “Literatura Portuguesa e Estrangeira”, “Feng Shui” e “Criminologia” com os respectivos professores da Universidade Sénior.

A Academia Sénior de Pegões e Canha está, por seu turno, “a promover aulas de Yoga do Riso, a lançar desafios para a partilha de ditos curiosos e a postar semanalmente vídeos informativos sobre a Covid-19”.

Ainda na área dos projectos de envelhecimento Activo “foi criado o grupo de Facebook “Projecto Sénior: nós continuamos com a poesia”. alunos e amigos podem postar poesia da sua autoria ou de poetas. Os participantes “estão também a partilhar leituras online com crianças da Escola Básica Integrada do Esteval, através de videochamada, conclui a autarquia.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -