26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioSociedadeMédicos exigem nova reunião com ministra da Saúde devido a falta de...

Médicos exigem nova reunião com ministra da Saúde devido a falta de condições de trabalho

Equipamentos de protecção continuam a faltar no distrito de Setúbal que este fim-de-semana ultrapassou os 400 infectados

 

- PUB -

A Federação Nacional dos Médicos (FNAM) e o Sindicato Independente dos Médicos (SIM) solicitaram uma reunião urgente com Marta Temido, ministra da Saúde, devido ao rápido crescimento da incidência da infecção Covid-19 e número de médicos infectados pelo vírus SARS-CoV-2 e falta de equipamentos de protecção.

Segundo ambos os sindicatos “o rápido crescimento da incidência da doença e dos mortos, bem como do número de médicos infectados pelo vírus SARS Cov-2, e muitos deles com necessidade de cuidados intensivos e de longos tratamentos” é o motivo principal desta nova reunião.

Os profissionais da saúde consideram que a sua protecção “deve ser uma prioridade” e que mesma não está a ser assegurada com os equipamentos devidos”.

- PUB -

Recentemente, em entrevista a O SETUBALENSE, João Proença, dirigente do Sindicato dos Médicos da Zona Sul (SMZS) referiu que, apesar de já terem sido realizadas reuniões com a ministra da Saúde e de a mesma ter garantido a encomenda e entrega de materiais, “o total continua a ser insuficiente porque o gasto é permanente e os stocks não estão a ser repostos atempadamente. A questão permanece: porque não se começou a encomendar material mais cedo, se sabíamos que íamos precisar?”.

Entre as faltas mantêm-se as máscaras, viseiras, toucas e aventais, numa situação que, no distrito de Setúbal, se mantém “transversal e grave nos hospitais de São Bernardo, Nossa Senhora do Rosário e Garcia de Orta”.

Para conter as cadeias de contágio nos hospitais, João Proença refere ainda que não é apenas essencial ter material de trabalho adequado, mas também locais adequados para o tratamento de doentes.

- PUB -

“É preciso criar corredores de isolamento nos hospitais, para os profissionais a trabalhar na linha da frente do combate ao vírus não se cruzarem com outros”, explica João Proença.

Segundo os dados da Direcção-Geral da Saúde, 1 em cada 8 infectados por Covid-19 é profissional de saúde e neste momento os casos de médicos, enfermeiros, auxiliares e técnicos de diagnóstico estão próximos dos mil.

No total de população infectada, ontem o distrito de Setúbal somava 411 casos, 37 de Setúbal, 121 de Almada, 101 do Seixal, 54 do Barreiro, 31 da Moita, 23 do Montijo, 13 de Sesimbra e 11 de Palmela.

Os concelhos com menos casos são Alcochete com 7, Santiago do Cacém com 6 e Sines e Grândola, com 4 e 3 casos respectivamente.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -