28 Abril 2024, Domingo
- PUB -
InícioLocalMoitaJunta de Alhos Vedros consegue serviço médico pela Misericórdia do Barreiro

Junta de Alhos Vedros consegue serviço médico pela Misericórdia do Barreiro

Socialistas revoltados com recusa da Santa Casa de Alhos Vedros. Protocolo que permite aumentar consultas no centro de saúde só foi possível com instituição do concelho vizinho

 

- PUB -

A Junta de Freguesia de Alhos Vedros teve de recorrer à Santa Casa da Misericórdia do Barreiro para conseguir a disponibilização de médico para efectuar serviço no centro de saúde daquela freguesia do concelho da Moita. Isto porque a própria Santa Casa da Misericórdia de Alhos Vedros se recusou a fazer o que a instituição barreirense fez: aderir ao protocolo “Bata Branca”, que prevê aquela solução de serviço clínico, através de uma parceria existente entre Agrupamentos de Centros de Saúde e União das Misericórdias.

O caso foi apresentado pela bancada do Partido Socialista na sessão da Assembleia Municipal da Moita, realizada no passado dia 2, através de uma declaração política, na qual é criticada a postura da Misericórdia de Alhos Vedros no processo.

“Presidente de Junta, juntamente com um grupo de membros da Assembleia [de Freguesia] dos vários partidos, contactou a Santa Casa da Misericórdia de Alhos Vedros, manifestando a preocupação com a questão da saúde e [para] aferir da disponibilidade da mesma para colaborar e cooperar subscrevendo este aditamento de extensão ou aderindo ao protocolo ‘Bata Branca’. A mesma declinou participar ou colaborar nesta solução para possibilitar que a população, principalmente os mais afectados com a carência de médicos, os utentes sem médico de família, pudessem através deste protocolo beneficiar desta solução, de mais consultas [no centro de saúde]”, lê-se no documento apresentado pelos membros socialistas da Assembleia Municipal.

- PUB -

“Após a recusa da Misericórdia de Alhos Vedros, o contacto seguinte foi [com] a Santa Casa do Barreiro, essa Misericórdia, sim, tinha aderido ao protocolo ‘Bata Branca’ e prestava cuidados de saúde no nosso concelho, no Centro de Saúde da Baixa da Banheira. A sensibilidade manifestada (…) foi imediata, por parte da senhora Provedora da Santa Casa da Misericórdia do Barreiro, (…) e foi possível concluir um entendimento que viabilizou que fosse solicitado um aditamento de extensão do protocolo ‘Bata Branca’ ao Centro de Saúde de Alhos Vedros”, adiantam na declaração os socialistas que, a concluir, afirmam ainda que os autarcas do partido “com empenho, resiliência e trabalho têm conseguido resolver um conjunto alargado de problemas em Alhos Vedros e no concelho da Moita neste mandato”.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -