Emoções à flor da pele no momento da entrega do galardão, com vencedores a deixarem mensagens de agradecimentos e aprendizagens
A noite deste sábado, além do glamour e da magia, teve como principal propósito distinguir o mérito das principais personalidades da região nos vários sectores que representam. Além dos prémios entregues aos nomeados, houve ainda espaço para uma homenagem especial, com a organização a distinguir Carlos Alberto Medeiros Abreu, ex-administrador da SECIL.
Telma Monteiro foi quem arrecadou a maior distinção da noite, ao receber o galardão de Figura do Ano. Quando subiu ao palco, a ex-judoca, que terminou a sua carreira repleta de conquistas do ano de 2024, referiu que o principal objectivo do seu trabalho “não deve ser o reconhecimento”, revelando ainda assim que, “sem dúvida que este é muito importante”. Relembrando as suas origens, a atleta referiu que “é um prazer voltar a casa para receber este prémio”, reforçando que “é um prazer representar a Margem Sul, que nunca está esquecida” por onde anda.
Nesta gala, organizada pelo jornal O SETUBALENSE e Popular FM 90.9, foram reveladas as 20 figuras da região, eleitas pelo público entre os 60 nomeados. As votações terminaram na passada segunda-feira e, feitas as contas, foram contabilizados cerca de sete mil votos que ajudaram a escolher as 14 personalidades ao nível dos concelhos e os seis nomes vencedores das categorias Figura do Ano, de Economia, de Sociedade, de Cultura, de Desporto, e de Política.
Para a Figura do Ano da região de Setúbal estiveram nomeados Leonor Freitas, Telma Monteiro e Viriato Soromenho-Marques. Na categoria Sociedade quem arrecadou o prémio foi Gabriel Potra, que teve como colegas nomeados Ângela Lemos e Jaime Quendera. Na categoria de Economia o galardão foi entregue a Fernando Silva, que foi a votos com Isaú Maia e Lídia Sá. Quanto à Cultura, o vencedor foi João Batista Coelho, mais conhecido como ‘Slow J’, que foi a concurso com João Brites e João Reis Ribeiro. Já no Desporto o ouro foi para Liliana Cá, que esteve nomeada com David Pina e Pedro Pichardo. Já na categoria de Política quem obteve mais votos foi Teresa Morais, que foi às urnas com Ana Catarina Mendes e Rita Matias.
Relativamente aos vencedores por concelho, em Alcochete as escolhas recaíram em Sara Brioso, sendo que em Almada a vencedora foi Isabel Luís. Quanto ao Barreiro, o futebolista do Sporting, Eduardo Quaresma, recebeu o troféu, enquanto na Moita Joaquim Ribeiro ‘Cuqui’ foi o escolhido pelo público. Já no Montijo, Pedroso da Silva arrecadou o galardão, sendo que relativamente a Palmela, foi João Cruz o vencedor. Quanto ao Seixal, foi escolhido José Patrício, sendo em Sesimbra Sónia Sénica arrecadou o prémio, enquanto em Setúbal o jovem patinador João Cruz foi o eleito do público.
Também o Litoral Alentejano esteve em votação, sendo que em Alcácer do Sal foi Inês Rodrigues a vencedora, enquanto em Grândola o atleta Ricardo Parada levou a melhor, e em Odemira Ana Paula Margarido arrecadou o golfinho. Quanto ao concelho de Santiago do Cacém, o maior número de votos foi obtido por Alexandre Cabá, sendo ainda Mariana Lucas a mais votada no concelho de Sines. Para ficar a conhecer melhor todos os nomeados, não perca a edição desta terça-feira d’O SETUBALENSE, onde ficará a conhecer ao detalhe todas as grandes figuras que triunfaram nesta segunda edição dos Golfinhos d’Ouro.