5 Maio 2024, Domingo
- PUB -
InícioOpiniãoDia Mundial da (In)Atividade Física

Dia Mundial da (In)Atividade Física

Comemora-se amanhã, dia 6 de abril, o “Dia Mundial da Atividade Física e Dia Internacional do Desporto ao serviço do Desenvolvimento e da Paz”.

- PUB -

Esta comemoração tem como principais  objetivos a  promoção da prática da atividade física, sensibilizando os indivíduos para os benefícios da prática regular de exercício físico, combatendo o sedentarismo, e prevenindo o aparecimento de vários tipos de doenças, tais como por exemplo, a obesidade e a diabetes.

Em Portugal, o artigo 79.º da Constituição da República Portuguesa, consagra o direito de todos ao desporto, no entanto, os dados publicados pelo Eurobarómetro, afirmam que 73% da população portuguesa, nunca pratica atividade física, o que torna Portugal o campeão europeu da inatividade física, neste estudo os inquiridos, justificaram a inatividade física, com a falta de tempo e de motivação.

Perante esta realidade, a criação de um Plano Estratégico Nacional de Desenvolvimento Desportivo, globalizante, integrador e inclusivo, que vá desde a iniciação desportiva até ao alto rendimento, que articule o desporto escolar e o desporto autárquico com o desporto federado, não descurando a promoção da prática do exercício físico para todas as faixas etárias da sociedade, incluindo cidadãos portadores de deficiência e idosos, deverá ser em nossa opinião, a grande meta dos decisores da politica desportiva do nosso país.

- PUB -

Paralelamente a este plano estratégico, nunca é demais lembrar, que o gosto pela atividade desportiva, deve começar na escola, nas aulas de Educação Física e no clube, no Desporto de formação, sendo fundamental que o Educador Desportivo (Professor, treinador) entenda que o objetivo central da sua atividade, é proporcionar a felicidade e o prazer na prática desportiva aos jovens praticantes, assim como o seu desenvolvimento desportivo multilateral, alfabetizando-os do ponto vista motor, preparando-os para uma integração plena na sociedade.

Por outro lado, construir e manter uma estruturada rede de equipamentos desportivos,  que permitam a democratização do acesso à prática desportiva formal e informal para todos, é sem dúvida um investimento na qualidade de vida dos cidadãos, e a prestação de um serviço público.

Por fim, citando Pierre de Coubertin, “Um país pode considerar-se realmente desportivo quando a maior parte dos seus habitantes sente o desporto como uma necessidade pessoal”.

- PUB -

Uma palavra final de felicitações para a Associação de Futebol do Porto, que implantou o Projeto ABC da bola, que tem como objetivo inserir o futebol no currículo escolar. Tendo já assinado o respetivo protocolo com o Agrupamento de Escolas Teixeira Pascoaes, em Amarante,  sendo esta a primeira associação distrital de futebol do país a faze-lo, e sendo esta uma medida, muito semelhante a uma proposta inserida no nosso projeto “101 Vontades, Um Projeto”, aquando na nossa Candidatura à Presidência da Associação de Futebol de Setúbal, com o nome Joga a Bola na escola, é com felicidade que escrevemos, que as nossas ideias e propostas seguem o seu caminho, e têm efetivamente concretização.

- PUB -

Mais populares

Vitória Futebol Clube declarado insolvente

Credores não viabilizaram novo PER. Presidente diz que clube ainda vai explorar a situação legal. SAD está também em risco

Insolvência do Vitória FC: Credores decidem em Junho se dão oportunidade de recuperação ou avançam para liquidação

Assembleias de credores estão marcadas para o Cinema Charlot. Clube e SAD vão apresentar planos de recuperação

Presidente e vice-presidente da Junta de Freguesia do Samouco renunciam ao mandato

Leonel Fina e Clara Sofia Cova abandonam cargos. Joel Rodrigues deixa lugar de tesoureiro e assume presidência
- PUB -