25 Abril 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioLocalSeixalSeixal cria centro de conhecimento para formar jovens em tecnologias avançadas

Seixal cria centro de conhecimento para formar jovens em tecnologias avançadas

Os investidores António Câmara e Edmundo Filipe alavancaram uma ideia da autarquia e deram corpo a um projecto desenhado para o futuro

- PUB -

Cerca de 70 alunos do 10.º ano das escolas do concelho do Seixal, dos 80 inscritos, já começaram a participar no projecto Seixal Criativo. Uma iniciativa, gratuita, promovida pela Câmara Municipal, e por esta financeiramente suportada, que desafia os jovens a trocarem ideias, encontrarem soluções e aprenderem tecnologias nas áreas da robótica, inteligência artificial, programação, modelos 3D, web 3 e prototipagem.

Um trabalho desenvolvido em horário pós-escolar, sempre em grupo, com a ajuda de mentores – estudantes do concelho a frequentarem o ensino superior -, especialistas e pelos professores António Câmara e Edmundo Filipe, que responderam ao desafio que lhes foi proposto pelo autarquia de criarem todo um programa de aulas e iniciativas para o projecto Seixal Criativo.

“Depois de uma análise ao programa do secundário, verificámos que havia determinadas áreas que são fundamentais para o futuro do País, como a inteligência artificial, a ciência de dados, a prototipagem, a robótica e realidade aumentada que não existem nos currículos das escolas públicas”, referiu o presidente da Câmara do Seixal no lançamento da Conferência Inovação e Criatividade na Construção do Futuro, que, a 1 de Abril, marcou o início do Seixal Criativo.

- PUB -

Foi nesta linha que a autarquia “considerou importante desenvolver um projecto que possibilitasse aos jovens do concelho do Seixal terem contacto com estas realidades para ficarem mais capacitados no seu futuro”, acrescentou Paulo Silva, que focou ainda ser entendimento da Câmara que “a Educação é fundamental para a transformação do mundo, e conseguir-se uma sociedade mais humanizada”.

Com os estudantes a terem conhecimento com a realidade das tecnologias avançadas só nas Universidades, defende o autarca que “é importante estarem familiarizados com estes conceitos mais cedo”, e desenvolverem a “capacidade de inovação e criatividade; as suas competências pessoais e sociais”.

Para concretizar este projecto, conta o presidente que foi preocupação da autarquia contactar pessoas com currículo, experiência e saber para “idealizarem” e dinamizarem o Seixal Criativo, daí o desafio lançado aos professores António Câmara e Edmundo Nobre que “já participaram em mais de mil projecto em 40 países”.

- PUB -

Estruturado o projecto, numa perspectiva “intergeracional”, e “complementar à escola pública”, este começou por ser apresentado aos directores das cinco escolas secundárias do concelho e, posteriormente, aos alunos, que começaram a inscrever-se para participarem.

Vincou ainda Paulo Silva que o Seixal Criativo é “virado para o futuro e também para o mercado de trabalho que estes jovens vão integrar”. Mais ainda quando “estão a associar-se diversas empresas a este projecto”, e apontou casos como a Siemens, com instalações no concelho, a NOS e também uma empresa de base tecnológica de Braga, a qual “quer ser parceira deste projecto, e queer investir no Seixal”.

Para o autarca, não há qualquer dúvida de que este projecto “vai potenciar o crescimento sustentável do concelho. Temos de ter jovens mais capacitados, com ideias novas assentes em novas ferramentas, que serão, sem dúvida, o motor de transformação e crescimento do município”, frisou.

É com base neste crescimento que a apresentação do projecto foi associada, simbolicamente, pelo município ao programa das comemorações do 25 de Abril, uma data que “para o concelho significou inovação, criatividade e mudança, e este projecto também vai ser isso”.

Além do presidente da Câmara do Seixal, a Conferência Inovação e Criatividade na Construção do Futuro contou com a presença de António Câmara, do realizador e criativo John Filipe, e dos inventores do veículo eléctrico Tuga, John Hagie, CEO e co-fundador da Tuga Innovations César Barbosa, arquitecto do Tuga.

Pensar o jogo em cima do jogo e definir estratégias

“Na Escola Beats e Átomos vamos falar do jogo em cima do jogo, como se criam marcas e como seleccionar ideias. Um ponto fundamental é saber que tecnologias vamos ensinar”, avançou o professor António Câmara na apresentação formal do Seixal Criativo.

Depois das primeiras reuniões com os alunos, diz que a equipa ficou “surpreendida” quando percebeu a informação que os jovens já detinham. “Vão trabalhar a inteligência artificial, a ciência de dados, a prototipagem, a robótica e realidade aumentada.  nossa função é dar-lhes ferramentas de apoio para os tornar peritos a muito curto prazo. Têm imensas ideias. O objectivo é que os jovens atinjam o seu potencial”, sublinhou.

É isso que o jovem, de 16 anos, Santiago Paiva procura alcançar. O primeiro contacto com o Seixal Criativo foi na passada quinta-feira, onde “conciliámos e apresentámos as nossas ideias,, e ouvimos as dos outros”, conta.

Quanto aos seus objectivos, são “desenvolver conhecimentos, o que é importante e benéfico para o futuro”, afirma.

A mãe Carla Macau, veio acompanhar Santiago, aliás, este projecto pretende envolver tanto alunos como pais. “É importante acompanhar este progresso dentro de um projecto inovador”, e acrescentou: “É importante sair da caixa. O ensino que temos é pesado e limitante. Com este projecto os jovens podem expandir as suas ideias e assumirem outros projectos”.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -